Qual o conceito de modernidade na literatura?

Perguntado por: ealmeida3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A Modernidade na literatura é o momento em que, na transição do sec. XIX para o XX, escritores tentam romper com a tradição do movimento literário anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado. Esse pensamento surgiu no Romantismo, mas é quando se constata a falência deste e do … exibir mais conteúdo…

O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021).

A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. Entenda agpora no resumo de Sociologia para o Enem! A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião.

Significado de Moderno
adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual. Que tem pouco tempo, por oposição ao que é velho novo, recente: comprei um carro moderno.

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia. O mundo gira na mesma velocidade desde que foi criado.

Quais as diferenças entre modernidade sólida e modernidade líquida? O conceito da modernidade líquida contrasta com o da modernidade sólida, presente nas sociedades até a primeira metade do século XX. A modernidade sólida foi marcada pelo excesso de ordem, repressão, dureza e regulação.

Para efeitos didáticos, vamos separar a modernidade em quatro fases: baixa modernidade (1776/1789-1889); média modernidade (1889-1989); alta modernidade (1989-2009) e pós-modernidade ou modernidade em crise (2009 – +).

Os principais fatores são:
Tal transformação do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje. A Revolução Francesa: período revolucionário que explodiu no dia 5 de maio de 1789 e que derrubou a monarquia francesa e questionou todos os valores éticos e morais.

No início da modernidade surgiu o Renascentismo, sendo que temos os avanços científicos, as grandes navegações, posteriormente o iluminismo e o humanismo: ou seja, o homem voltou a ser o "centro" de sua existência e estudo. Essas são as principais características da modernidade.

Em suma, a modernidade pode ser definida de diversas maneiras, dependendo da abordagem teórica adotada e do período histórico considerado. No entanto, em geral, ela é associada a um conjunto de transformações sociais, culturais, políticas e econômicas que marcam a transição da sociedade feudal para a sociedade moderna.

Cronologicamente falando, a Idade Moderna é o período que se estendeu de 1453 a 1789.

A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)

No Brasil, a modernidade, freqüentemente, é vista como algo que vem de fora e que deve ou ser admirado e adotado, ou, ao contrário, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo.

Moderno: está ligado a concepção de noco, recente e a produção do novo. Modernidade: produção do novo em larga escala. Modernismo: É considerado uma corrente artística e cultural que surgiu na última década no séc. XIX, em consequência da industrialização, revalorização e arte e a sua forma de realização manual.

Essa série de acontecimentos formaram aquilo que o sociólogo Anthony Giddens considera três marcas que estariam associadas a Modernidade: 1) uma posição que entende o mundo como aberto à transformação dos homens; 2) um complexo de instituições econômicas baseadas na divisão do trabalho, na produção industrial e na ...

A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores. Já que tudo parece estar liberado, por que não buscar todos os desejos ocultos que a era anterior dizia não serem aceitos?

Quando falamos sobre as características da modernidade, estamos falando de: De acordo com Harvey (1992), a modernidade prometia trazer o tipo de clareza e transparência para o ser humano que só a racionalidade poderia oferecer.

O Projeto da Modernidade é precursor de diversos direitos sociais que foram conquistados no século XX, dentre as políticas públicas inspiradas pelo Estado de Bem Estar Social, elencaremos: saúde, previdência, assistência social.

Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna. Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

1 atualidade, contemporaneidade, hodiernidade, modernice, modernismo, novidade.