O que é normal em um namoro?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

García Huete indica que “se é apenas amor apaixonado, a duração não é superior a 3-4 anos “Do lado oposto, onde não só a atração sexual é o pilar básico do relacionamento, mas também o amor pela coexistência e o amor responsável, “o relacionamento pode ser estendido indefinidamente”.

Características de um relacionamento saudável
Um relacionamento saudável é regado de confiança e respeito. Assim, mesmo que tudo não seja um mar de rosas, não há cobranças desproporcionais e as brigas são resolvidas com rapidez. Além disso, existe muito apoio e torcida para que ambos consigam alcançar o que querem.

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

O papel da comunicação na vida de um casal
O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença. Apesar de vivermos em tempos onde faltam horas no dia, não podemos deixar de ter uma boa conversa com quem mais gostamos.

Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim. Sendo este um momento bastante delicado, que requer um grande senso de responsabilidade afetiva.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Em relacionamentos saudáveis, por exemplo, existe respeito, confiança e consideração pela outra pessoa. Já os relacionamentos abusivos não têm essas qualidades. Em vez disso, envolvem maus-tratos, desrespeito, ciúmes intensos, comportamento controlador, diminuir o parceiro com críticas ou violência física.

O psiquiatra Scott Carroll afirma que a chave para um feliz início de namoro é encontrar o namorado apenas duas vezes por semana. O especialista explica que é importante manter contato poucas vezes por semana para conseguir ter tempo de aprofundar os sentimentos.

As fases de um relacionamento

  • Paixão. A paixão é a fase do encantamento de um casal. ...
  • Amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão. ...
  • Conflitos. ...
  • Rotina. ...
  • Maturidade emocional.

O início de um namoro é gostoso, cheio de paixão e vontade de ficar junto. No processo de se conhecer melhor o casal que está em um relacionamento recente também lida com inseguranças na forma de agir para mostrar interesse e atenção sem invadir o espaço alheio ou forçar a barra.

Um levantamento realizado pelo site americano Bridebook revelou que, em média, um casal leva 4,9 anos em um relacionamento antes de subir ao altar. Segundo a pesquisa, essa quase meia década se divide em 1,4 ano de namoro, depois 1,83 ano morando juntos e 1,67 ano de noivado.

O prazo ideal para casar é após dois anos e cinco meses de relacionamento. 2. Após essa duração de namoro, elas afirmam que não escondem o desejo de oficializar a união e que passam a dar indiretas e a demonstrar interesse por lojas e revistas de noivas.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

10 Regrinhas para a convivência do casal! E muito amor acima de tudo

  • Dedicação sempre. Casais no início do casamento tendem a acreditar que depois do "sim" tudo será um conto de fadas. ...
  • Respeitem a individualidade do outro. Sim, vocês são um casal, mas antes disso são indivíduos. ...
  • Namorados para sempre. ...
  • Confiança é a chave.

Por fim, um relacionamento ideal é aquele onde existe um acompanhamento sobre os sentimentos um do outro e no qual às mudanças que a vida lhe causar serão interpretadas de maneira correta.