O que é o coletivo de abelha?

Perguntado por: lvieira9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Por exemplo: Na frase "Há uma colmeia enorme no rancho de casa", a palavra “colmeia” é o substantivo coletivo que designa um grupo de abelhas.

lagartixas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Cardume
[Gramática] Coletivo de peixes.

Resposta: Entendido o conceito de substantivo coletivo, podemos responder que não existe um substantivo coletivo para cobra. Devendo se usar neste caso substantivos coletivos genéricos a exemplo de bando, manada, rebanho ou simplesmente grupo.

Porém, não se confunda, pois o coletivo de cães e lobos é diferente. Enquanto chamamos o coletivo de lobos de “alcateia”, nos referimos ao de cachorros como “matilha”.

A palavra correta para se referir a um grupo de dois ou mais cavalos é “manada”. Além de englobar os cavalos, o termo pode ser usado para outras espécies de animais, como búfalos, bois, burros e elefantes. Outra palavra que pode ser usada para indicar um grupo de cavalos é “cavalaria”.

alcateia

Tigres: alcateia. Vacas: gado, manada, vacada, armento, vacaria, vacagem.

O coletivo de estrelas é constelação.

Flores ramalhete / braçada / ramo.

Um grupo de camelos chama-se cáfila. O termo cáfila vem do árabe «qafila», que significa caravana.

o coletivo de escorpião? Um ciclone.

Panapaná pode ser considerado o coletivo de borboletas, ou é a denominação de vários bandos de borboletas...

A pergunta exige conhecimentos prévios em Português. Na verdade, “cupim” é epiceno, ou seja, o mesmo nome pode se referir a ambos os sexos. Assim, o feminino de “cupim” é “cupim fêmea”. O coletivo de “cupim”, por sua vez, é “cupinzama”.

O Dicionário de Coletivos, de Tassilo Orpheu Spalding (Editôra Itatiaia Limitada, Belo Horizonte), dá para o conjunto de tartarugas o substantivo bando.

O principal substantivo coletivo de porcos é vara.

Resposta verificada por especialistas. O substantivo coletivo de carneiros é rebanho. Substantivos coletivos são palavras que, escritas no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie, transmitindo assim uma noção de multiplicidade.