Quantos olhos tem uma abelha?

Perguntado por: hhipolito8 . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos.

No abdômen também se localiza o coração (sistema circulatório) formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa, que não tem função respiratória.

Admite-se que entre as abelhas a cor dos olhos é determinada, geneticamente, por uma série de alelos constituída por 5 pares de genes, sendo o alelo selvagem (marrom) dominante sobre os demais fenótipos (pérola, neve, creme e amarelo).

As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos. Cada omatídeo forma um ponto da imagem, sendo assim, a imagem total formada pelos olhos compostos é a soma das imagens formadas pelos omatídeos.

Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados. Algumas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.

Outro ponto de vista é que o comportamento pode estar relacionado ao modo como as abelhas usam a posição do Sol para navegar de volta à colmeia, de modo que, assim que o Sol se põe abaixo do horizonte, elas param de se mover imediatamente.

No centro espacial da NASA, há um poster que diz: "Aerodinamicamente o corpo de uma abelha não é feito para voar. O bom é que as abelhas não sabem disto." Esta observação nos serve com um exemplo de superação.

Insetos voadores que vão para a luz, como mariposas, vaga-lumes, abelhas ou borboletas, são atraídos por dois motivos: Eles confundem a luz artificial com a luz da lua, que é a luz que lhes permite se orientar. Para os insetos, uma fonte de luz é o sinal de que o caminho está livre.

No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.

Sua visão ultravioleta permite que elas consigam chegar até seu destino de maneira eficaz. Seus olhos atingem um campo de 280 graus, captando assim, mais de três quartos do ambiente em que elas estão. Segundo estudo da Universidade de Bristol, a relação entre abelhas e flores é, literalmente, elétrica.

As abelhas podem ver de perto e na escuridão quase total dentro de sua colmeia. São sensíveis à intensidade da luz e também utilizam a visão como fotômetro para estabelecer o início e o fim do expediente.

A luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético, e é bom ressaltar que ela corresponde à luz visível pelos seres humanos. Alguns animais enxergam na região visível, mas outros enxergam ondas eletromagnéticas de outras frequências. Por exemplo, os papagaios, as abelhas e os peixes enxergam na faixa do UV.

A fumaça acalma as abelhas, pois esta inicia uma resposta natural de alimentação em antecipação de possível abandono das colmeia devido ao fogo na redondeza. A fumaça também mascara os feromônios de alarme lançados pelas abelhas de guarda ou quando as abelhas são esmagadas numa inspeção.

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.

O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.