O que é o coletivo de livros?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O substantivo coletivo de livros é biblioteca, a palavra que nomeia um conjunto de livros: Tenho uma biblioteca em casa. A Biblioteca Nacional reúne obras raríssimas.

O coletivo de alunos é turma ou classe. Os alunos estão aprendendo matemática.

Resma

Resma é o coletivo de papel.

A palavra livro é um substantivo próprio, concreto, primitivo e simples. comum, abstrato, derivado e composto.

No caso, o coletivo é “bananas” é “penca” que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.

"Igreja" é bem semelhante a "manada" ou "rebanho" ou "ninhada": um substantivo coletivo.

Portanto, o substantivo coletivo de “médicos” é “junta”.
Vale ressaltar que os coletivos são usados de forma automática nas unidades de tempo em nosso cotidiano.

Ramo, ramalhete e buquê são os principais substantivos coletivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Há, contudo, outras palavras que podem ser utilizadas como coletivos de flores: braçada, florada, cacho, tufo, penca e florilégio.

Diante disso, temos que o coletivo de anjo é legião. Temos que um coletivo de determinado substantivo serve para expressar uma quantidade maior que uma unidade da mesma, ou seja, várias unidades unidas formam um conjunto da mesma. Diante disso, temos que o coletivo de anjo é legião.

Cardume

Significado de Cardume
[Gramática] Coletivo de peixes.

O substantivo coletivo de gafanhotos é nuvem: O cafezal foi devastado por uma nuvem de gafanhotos.

O coletivo de indios é tribo.

Os coletivos são focados em dar voz aos alunos e garantir que eles possam realmente atuar em sociedade dentro da escola. Todavia, isso não significa que a gestão educacional precisa simplesmente esperar que eles atuem por conta própria.

Palavras relacionadas: coletivo, animal, fauna, bando, bicharada, animalada.

Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).

romanceiro: coletivo de poesias narrativas. fato: coletivo de minhocas. réstia: coletivo de cebolas.

Livros é o plural de livro.

A palavra "livro" tem origem no latim. Vem de "líber", que era o nome dado à membrana que existe debaixo da casca das árvores. Uma espécie de papel primitivo era feito com essa membrana. O nome usado no inglês, "book", também tem a ver com árvore.

Usa-se como aumentativo de livro a palavra livralhão por influência de livralhada que significa grande quantidade de livros.