Qual o país que mais lê livros?

Perguntado por: hmendes6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h).

A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, revelaram que a região Nordeste é a que mais lê.

O país que mais lê no mundo é a Índia e ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia, Tailândia, China e Filipinas, enquanto o quinto é, notavelmente, o Egito.

O estudo mostra que 82% dos leitores gostariam de ter lido mais. Quase a metade (47%) diz que não o fez por falta de tempo. Entre os não leitores, 34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam. Esse percentual é 5% entre os leitores.

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.

  • #1 “O Alquimista” – Paulo Coelho. Divulgação. ...
  • #2 “Capitães da Areia” – Jorge Amado. Divulgação. ...
  • #3 "Memórias Póstumas de Brás Cubas" – Machado de Assis. ...
  • #4 “A Hora da Estrela” – Clarice Lispector. ...
  • #5 “Grande Sertão: Veredas” – Guimarães Rosa. ...
  • #6 “Pauliceia Desvairada” – Mário de Andrade. ...
  • #7 “As Três Marias” – Rachel de Queiroz.

A Bíblia, o livro mais traduzido do mundo
Se, na nossa lista dos livros mais traduzidos, incluirmos obras religiosas, então a Bíblia Sagrada é o livro mais traduzido do mundo.

A pesquisa também apontou que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano. Porém, se você ainda não leu o tanto de livros que queria durante este ano, não tem problema! A gente te ajuda a montar um plano de leitura que irá facilitar muito na criação desse hábito!

Crianças e adolescentes concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e diminui para 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.

“Quem lê mais, aprende mais!”. Este é o nome de um projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é incentivar a leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O Alquimista – Paulo Coelho
Originalmente publicado em 1988, o livro é o livro brasileiro mais traduzido do mundo, e, segundo a Agence France-Presse (AFP), já vendeu mais de 150 milhões de cópias ao redor do mundo. O romance alegórico segue a jornada de um pastor andaluz chamado Santiago.

Os resultados do estudo apontaram que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano, sendo que 100 milhões declararam ter lido ao menos um livro no último ano. Enquanto em países como Espanha, Argentina e França a média per capita é de 5, 5.8 e 7 livros por ano, respectivamente.

Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média.

Quanto mais uma pessoa , mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

7 benefícios da leitura para a sua vida acadêmica

  • Desenvolve o pensamento crítico. ...
  • Diminui o estresse. ...
  • Aumenta o vocabulário. ...
  • Expande a criatividade. ...
  • Melhora a capacidade de argumentação. ...
  • Ajuda a ter mais empatia. ...
  • Aprimora a interpretação de texto.

São Paulo - Você sabe quantos livros existem no mundo hoje? O Google sabe. O "Inside Google Books", blog que relata os bastidores da ferramenta de livros do Google, revelou nesta sexta-feira (6) que exatos 129.864.880 livros estão disponíveis ao redor do globo.

Em países desenvolvidos, por exemplo, a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na Inglaterra.