O que é o colo do útero apagado?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O colo do útero apagado é um dos principais sinais de que o parto está se aproximando! Normalmente se verifica essa condição em um exame clínico do médico no consultório, mas é possível também verificar através do exame de ultrassom.

O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).

Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Durante a gestação o colo uterino permanece fechado, e isso faz com que o bebê fique dentro da cavidade uterina. Em mulheres que não estão grávidas o colo uterino tem uma consistência fibrosa. Com a evolução da gestação o colo uterino amolece e vai progressivamente se tornando mais curto.

O Comportamento do Colo do Útero Durante o Ciclo

  • Colo do útero rígido e fechado: o colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício bem contraído. ...
  • Colo do útero macio e aberto: pode indicar que a ovulação está ocorrendo, ou, se isso for no final do ciclo, pode significar que a menstruação virá em breve.

Além de realizar do preventivo quando indicado, a partir do exame especular pode- se descrever o colo do útero quanto à coloração da mucosa, à presença de mácula rubra ao redor do orifício externo e em relação à configuração do orifício externo, habitualmente puntiforme em nulíparas e em fenda transversa em multíparas.

Se o seu colo do útero estiver firmemente fechado, seu médico ou parteira, poderão colocar um pouco de gel ou um comprimido contendo prostaglandina sintética dentro da sua vagina, o que contribuirá para deixar o colo do útero pronto.

No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo. Então, podemos dizer que SIM, o colo do útero aberto é sinal de ovulação, do período fértil, mas também pode ser sinal de que a menstruação está a caminho.

Normalmente o colo do útero fica alto, quando estamos ovulando, ou seja, antes da menstruação! Por isso, quando for medir a altura do seu colo do útero, para escolher o seu Coletor Menstrual, sempre indicamos que você faça o teste durante a menstruação.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo.

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.

Contrações regulares
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.