O que é o granuloma?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Um granuloma é uma coleção localizada de células inflamatórias crônicas, com a presença de células epitelioides e células gigantes multinucleadas. Pode haver necrose de caseificação ou reação do tipo corpo estranho (p. ex., ovos na esquistossomíase).

Não é preciso procurar um médico ou fazer nenhum tratamento especial em caso de granuloma. Basta continuar limpando e cuidando do piercing de acordo com as instruções do profissional que o colocou. Com o tempo, o calombo desaparecerá sozinho! Com o tempo, você vai notar que o granuloma está desaparecendo.

Um granuloma imune é causado por microrganismos, que suscitam uma resposta imunológica. O microrganismo geralmente é difícil de ser eliminado e, por isso, forma-se o granuloma. Há, portanto, linfócitos T, macrófagos e células epitelioides compondo o granuloma.

Tem tratamento e cura, na maioria dos casos.

Os remédios mais recomendados são:

  • Pomadas com corticosteroides para granuloma oftalmológico.
  • Timolol em gel, em geral receitado para crianças e granulomas oftalmológicos também. ...
  • Imiquimod, que estimula o sistema imunológico a liberar mais citocinas. ...
  • Nitrato de prata, que será aplicado pelo próprio médico.

O granuloma de corpo estranho não oferece perigo. Pode ser acompanhado e tratado cirurgicamente em caso de inflação recorrente.

O granuloma é um tipo de lesão que ocorre na pele periestomia ou na mucosa ao redor da estomia, geralmente tem aspecto de pequenos nódulos com medida entre 2 – 10 mm, apresentando uma coloração vermelha.

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.

No geral, o mais comum é que o granuloma dure alguns meses, mas há alguns casos que pode levar até 2 anos para sumir por completo.

O principal sintoma de granuloma piogênico é o aparecimento de uma massa vermelha ou roxa na pele, que pode estar presa ou não à pele e pode sangrar quando é tocada. Essa massa pode aparecer em qualquer área do corpo, podendo ser identificada no dedo, nariz, olhos, boca, pálpebras, pescoço e peito, por exemplo.

O aparecimento de granuloma tem algumas possíveis causas e uma delas tem a ver com a falta ou excesso de limpeza da sua perfuração. Mudando esse hábito, ou seja, praticando uma rotina de limpezas saudáveis, com soro fisiológico, a bolinha tende a sair.

O organismo não consegue eliminar o corpo estranho sozinho então forma-se um processo inflamatório tipo um abcesso que terá que ser drenado.

A doença não é contagiosa, portanto não há risco de transmissão para outra pessoa. Existem diversas formas de manifestação clínica da doença, e, apesar de crônica, pode resolver-se espontaneamente em até dois anos do início do quadro, em alguns pacientes.

Ou seja, só tratar o refluxo evitando alimentos ácidos e gordurosos, cafeínas e álcool, não é suficiente para tratar o granuloma. Também é necessário re-educar o hábito de pigarrear!

Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

Resumo. tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Uma das principais diferenças entre granuloma e queloide está na aparência de cada uma. A primeira são nódulos doloridos e inflamados de textura esponjosa, que podem até sangrar. Enquanto o segundo é indolor, porém é maior, mais disforme e escuro.

A babosa contém um gel natural – conhecido como aloe vera – com propriedades relaxantes que pode reduzir a coceira e a dor associadas aos granulomas. O gel alcança as camadas inferiores da pele, aliviando a inflamação e aumentando a cicatrização das lesões da pele que surgem com o granuloma anular.

Trata-se de uma proliferação dos vasos em virtude de uma reação inflamatória. Assim, o granuloma piogênico é caracterizado como um pequeno caroço e traz características específicas como vermelhidão, presença de inflamação e, em alguns casos, sangra e possui uma secreção que lembra pus.

Tratamento de granuloma inguinal

  • Um antibiótico, como trimetoprima-sulfametoxazol ou doxiciclina.
  • Exames e tratamento de parceiros sexuais.

Sim, o granuloma pode ser retirado por meio de anestesista local com ou sem sedação. Mas é necessário uma avaliação para poder definir melhor os detalhes do procedimento.