O que fazer quando o granuloma não sai?

Perguntado por: vsantos2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O granuloma de corpo estranho de modo geral torna-se necessário procedimento cirúrgico, com anestesia local. É prejudicial retardar esta providência. Já o granuloma piogênico pode ser resolvido através de cirurgia, de procedimento de eletrocauterização ou até mesmo através de fórmulas.

Nao faça isso, de espremer! Voce pode levar mais bacterias ao local e abrir uma porta de entrada para a infecaco. O melhor a fazer é passar em consulta com o dermatologista, assim ele podera avaliar se é caso de drenar , cirurgia ou tratamento local.

Procure o profissional responsável, juntos vão tentar descobrir a causa, se necessário trocar a joia e voltar os cuidados do 0. Assim, a cicatrização será retomada e ele sumirá.

Ela consiste na incapacidade do organismo em combater infecções causadas por certos fungos e bactérias. Ocorre a formação de grânulos nos locais atingidos por tais infecções, que passam a ter dificuldade para funcionar.

Tem tratamento e cura, na maioria dos casos.

O granuloma de corpo estranho não oferece perigo. Pode ser acompanhado e tratado cirurgicamente em caso de inflação recorrente.

A babosa contém um gel natural – conhecido como aloe vera – com propriedades relaxantes que pode reduzir a coceira e a dor associadas aos granulomas. O gel alcança as camadas inferiores da pele, aliviando a inflamação e aumentando a cicatrização das lesões da pele que surgem com o granuloma anular.

Resumo. tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Tratamento de granuloma inguinal

  • Um antibiótico, como trimetoprima-sulfametoxazol ou doxiciclina.
  • Exames e tratamento de parceiros sexuais.

Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local. Evite tocar essa região constantemente e girar a joia sem necessidade.

O mais comumente utilizado é o tratamento destrutivo do granuloma piogênico, que pode ser feito por cirurgia ou cauterização química (quando aplicam-se ácidos para destruir a lesão). Para lesões maiores, pode ser indicada a eletrocoagulação, um processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho.

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

Ele pode crescer se não for retirado completamente. O que cresce é o tecido irritado ao redor do corpo estranho. Tenha seu granuloma removido corretamente e ele não retornará.

Diferentemente dos granulomas, geralmente queloides não são doloridos e se apresentam de maneira mais agressiva e disforme. Enquanto granulomas geralmente são bolinhas bem pequenas e claras, queloides costumam ser maiores e mais escuras. A essa altura, provavelmente você já sabe diferenciar um granuloma de um queloide.

Ou seja, só tratar o refluxo evitando alimentos ácidos e gordurosos, cafeínas e álcool, não é suficiente para tratar o granuloma. Também é necessário re-educar o hábito de pigarrear!

Tratamento do granuloma anular
Para lesões localizadas, pode-se usar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia.

Com uma toalha ou pano limpo, você irá segurar um lado da argola. Ao mesmo tempo, com a outra mão, você fará um pouco de força na tentativa de jogar a bolinha para fora do piercing. O ideal é puxar ela e a argola em sentidos opostos, fazendo força para que ela saia da argola.

Continuar lendo O que é o granuloma?