O que é o NAT no roteador?

Perguntado por: ogalvao9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O que é NAT? R. A Network Address Translation (NAT) foi projetada para a conservação de endereços IP. Ela permite que as redes IP privadas que usam endereços IP não registrados se conectem à Internet.

O NAT oferece uma camada extra de segurança ao ocultar os endereços IP internos dos computadores na rede. Isso dificulta o acesso de invasores externos à rede interna. Além disso, o NAT pode ser usado para filtrar o tráfego malicioso e impedir que certos tipos de tráfego entrem na rede.

Criar uma conexão NAT
Selecione Conectividade na página do assistente exibida. Em Conectividade, selecione Conectar diretamente a uma rede lógica adicional e NAT (conversão de endereços de rede) nessa opção. No Pool de endereços IP, escolha o pool IP do qual o VIP deve ser recebido.

Em um mundo ideal, a melhor NAT seria o Tipo A, mas com o uso de smartphones e Wi-Fi essa opção seria impraticável, e por sorte, o tipo B já é mais do que suficiente para todas as finalidades, permitindo até mesmo que o usuário abra servidores próprios e conecte-se como host em jogos online.

O gateway da NAT fornece 64.512 portas SNAT por endereço IP público e pode ser usado com até 16 endereços IP públicos.

O NAT fica localizado na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José.

O Universal Plug and Play (UPnP) é um protocolo que possibilita que dispositivos na sua rede que sejam compatíveis com ele se descubram e se comuniquem automaticamente uns com os outros, além de criar canais de comunicação mais diretos com a Internet.

Vá para [WAN]> [Conexão com a Internet]> defina a opção [Ativar UPnP] para [Não] e clique em [Aplicar] para salvar. Vá para [WAN]> [Port Trigger]> defina a opção [Ativar Port Trigger] para [Não] e clique em [Aplicar] para salvar.

A finalidade principal dos dispositivos NAT é permitir que os dispositivos com endereços IP privados em uma rede local (LAN) se comuniquem com dispositivos em espaços de endereço público, como a Internet.

Utilizando as configurações de UPnP

  1. Navegue até a página de login do roteador.
  2. Faça logon no seu roteador usando as credenciais necessárias.
  3. Navegue até o menu UPnP no seu roteador. ...
  4. Ative o UPnP.
  5. Salve suas alterações.
  6. Abra as Configurações no seu Xbox One.
  7. Selecione a guia Rede.
  8. Selecione a opção “Teste de NAT

Limitações. Os hosts por trás dos roteadores com o NAT habilitado não possuem conectividade fim-a-fim e não podem participar em alguns protocolos da Internet. Por reconhecer apenas os protocolos TCP e UDP, não é possível estabelecer uma conexão que não utilize um desses protocolos.

Acesse “Configurações”. Selecione “Wi-Fi”. Toque na rede à qual você está conectado. Você pode encontrar o seu IP em “Endereço IPV4”.

Um endereço IP público é aquele que pode ser acessado diretamente pela Internet e é atribuído ao roteador de rede pelo provedor de serviços de Internet.

Configurar a função NAT

  1. Conecte seu computador ao Wi-Fi do CPE (ou à porta LAN do CPE usando um cabo Ethernet). Insira 192.168.8.1 na caixa de endereço do navegador e a senha de login para acessar a página de gerenciamento do CPE.
  2. Acesse Avançado > Segurança > Configurações de NAT e selecione Simétrico ou Cone.

DMZ significa "zona desmilitarizada", também conhecida como "zona isolada". Sua finalidade é permitir que usuários externos da rede acessem o servidor interno da rede quando um firewall estiver configurado.

Dessa forma, após o NAT, temos o pacote com os endereços de origem IP = IP público do roteador NAT e porta 4400 TCP.

IPv4 (Internet Protocol versão 4) é o formato de endereço padrão que permite que todos os computadores na internet se comuniquem entre si. O IPv4 é escrito como uma sequência de dígitos de 32 bits e um endereço IPv4 é composto por quatro números, cada um entre 0 e 255, separados por pontos.

Existem 65.536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que em teoria poderíamos ter até 65536 serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido.

Continuar lendo O que é NAT boost?