O que é o Natal na Bíblia?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos.

Natal na Bíblia. Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

“Para nós, evangélicos, significa a vinda de Deus para esse mundo de forma física, como salvador. E existe também a questão de esperança para as pessoas, em que Deus enviou o seu filho para esse mundo para dizer o quanto Ele se importa conosco e nos ama”, afirma.

Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos. Apesar disso, a festa também tem um grande peso na cultura secular (não religiosa), sendo considerada um momento de fraternidade.

Os relatos sobre o casamento de José e Maria e o nascimento de Jesus aparecem em dois dos quatro evangelhos canônicos, o Evangelho de Lucas e o Evangelho de Mateus.

Um dos detalhes mais importantes e que abordaremos neste texto – a data do nascimento de Jesus - não é mencionado na Bíblia. Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu.

No Natal celebramos a vinda de Deus ao mundo por meio de Seu Filho Jesus Cristo. É ocasião especial para refletirmos sobre a pessoa do Jesus Histórico que se tornou para nós, cristãos e cristãs, o Cristo da Fé.

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.

Para o espírita o Natal não se limita às alegrias de um dia, mas se estende por toda a sua vida, uma vez que sempre encontra motivos reais para ser feliz, ajudando ao próximo, permitindo o nascimento do Mestre em seu coração, em todos os seus atos, palavras e pensamentos.

Nessa festa é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu em Belém, na Palestina, no ano 1 d.C. Acredita-se que a comemoração do Natal tenha sido criada pela Igreja Católica como forma de enfraquecer outras festividades pagãs.

Origem do Natal
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

O verdadeiro espírito e valores do Natal traz sentimentos como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade e a simplicidade. Não acontece nas cores e brilhos externos, mas no interior de cada um.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: "25 de dezembro - natus Christus in Betleem Judeae.", que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data - 25 de dezembro de 336 - é a primeira celebração do Natal registrada.

Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo.

23 aEis que a bvirgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de cEmanuel, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 E não a conheceu até que ela deu à luz o seu filho, o aprimogênito; e chamou-o pelo nome de Jesus.

A principal mensagem de Natal é a de um Deus Humano que passou por aqui e nos ensinou com os seus exemplos de vida o significado das palavras perdão, justiça, amizade, renovação, força, coragem, partilha, consciência, entre outras que deveriam compor o significado da palavra humanidade.

Celebrar o natal é celebrara a vida a esperança. Jesus veio para a humanidade para salvar o homem no seu interior. É justamente libertar os homens das opressões, como o medo, a inveja, a vaidade e o orgulho. Então ele trouxe uma nova mentalidade para a humanidade”, explica.

A essência do Natal nada mais é do que a oportunidade perfeita para relembrarmos o motivo de nossa existência que é aprendermos o Amor Incondicional, ou como Jesus Cristo chamava: Salvação.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi traduzido para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é de autoria do senador Marcelo Crivella (PR-RJ).