O que é o nervo óptico?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O nervo óptico de cada olho transmite impulsos ao cérebro, onde as informações visuais são interpretadas. A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão.

O nervo óptico se desprende do globo ocular a 3 mm medialmente e 1 mm inferiormente do pólo posterior do globo ocular. Deste ponto se dirige posterior e medialmente, atravessa sucessivamente a órbita, conduto óptico e penetra na cavidade cranial e termina no ângulo anterolateral correspondente do quiasma óptico.

A Neurite Óptica tem cura, e o diagnóstico precoce pode evitar perda de visão, explica o oftalmologista Dr. Almyr Sabrosa. Segundo ele, a neurite óptica é menos frequente em comparação com outras doenças oculares, como Catarata ou Conjuntivite, mas é uma das mais graves.

A neurite óptica é um distúrbio oftalmológico caracterizado pela inflamação do nervo óptico, o que pode causar redução de capacidade visual, dor ao movimentar os olhos e dificuldade em perceber e distinguir cores.

Estas doenças afetam o nervo responsável pela visão (nervo óptico), os nervos que movimentam os olhos (nervos oculomotores) e os nervos da pupila. Na Prática: O neuroftalmologista é o especialista em Neuroftalmologia.

A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão. Numa estrutura do cérebro denominada quiasma óptico, cada nervo se divide e metade das suas fibras se cruza até o lado oposto.

Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. Os sintomas são, geralmente, unilaterais, com dor ocular e perda parcial ou total da visão. O diagnóstico é primariamente clínico. Tratamento é direcionado à causa de base; a maioria dos casos tem resolução espontânea.

A única maneira de detectar problemas do nervo óptico é com a realização de exames que analisam sua integridade, como por exemplo, a oftalmoscopia.

Fraturas Craniofaciais – depois de um murro, uma pancada muito forte ou de um acidente frontal, dependendo de como a parede da órbita se quebrar, a fratura pode pressionar o nervo óptico. A descompressão do nervo em casos agudos torna-se imprescindível para a preservação da visão do paciente.

Isso acontece principalmente pela carência de algumas vitaminas essenciais para o corpo, como vitamina B12, e também de alguns minerais, como potássio e magnésio. A desidratação também é um fator que pode fazer com que aconteçam espasmos involuntários em músculos pequenos como as pálpebras.

Para auxiliar na recuperação do nervo óptico atrofiado é recomendado fazer alguns exercícios como: expor os olhos a diferentes tipos de luminosidade, fortalecendo a musculatura da pupila, incentivar a visão de longe e perto, tornando a lente do cristalino mais flexível ou mesmo massageando ao redor dos olhos para obter ...

Como tratar? A terapia farmacológica na neurite óptica (ON) tem o objetivo de melhorar os sintomas agudos de dor e a diminuição da visão, causados pela inflamação desmielinizante do nervo óptico. O principal tratamento é a administração de corticóides.

Entretanto, quando o diagnóstico é feito de forma precoce, é possível recuperar o nervo óptico atrofiado com a realização de exercícios, por exemplo: expor os olhos a variados tipos de luminosidade, o que fortalece a musculatura da pupila; incentivar a visão de objetos de longe e de perto, o que torna mais flexível a ...

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

Para relaxar o Nervo Óptico:

  1. Durma no quarto completamente (mesmo!) escuro.
  2. Use cortina black out nas janelas.
  3. Desligue o celular.
  4. Cubra todas as luzinhas dos aparelhos eletrônicos.

6 dicas para relaxar a visão

  1. Estimule a visão periférica. Olhar ao redor é um dos exercícios mais fáceis de estimular a visão periférica. ...
  2. Pausas ao longo do dia. Tatiana recomenda uma pausa de cinco minutos a cada uma hora de uso do aparelho. ...
  3. Olhar longe. ...
  4. Cobrir os olhos com a mão. ...
  5. Automassagem no rosto. ...
  6. Lembre-se de piscar.

O quadro típico é o inicio de dor na região periocular, principalmente com a movimentação ocular. Alteração na percepção de cores na neurite óptica. Em seguida ocorre a baixa da visão nesse olho. Nesse momento, a dor costuma melhorar, permanecendo a deficiência visual.