Qual nervo craniano é responsável pela movimentação da língua?

Perguntado por: iramos8 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O corpo humano tem doze pares de nervos cranianos. Um desses doze nervos, o hipoglosso, está intimamente relacionado à cavidade bucal. Esse nervo, também conhecido como décimo segundo nervo craniano, controla os músculos da língua, por isso é importante para os dentistas, médicos e pacientes.

Nervo hipoglosso: XII par craniano. O nervo hipoglosso é o responsável direto pela mobilidade de todos os músculos da língua (intrínsecos e extrínsecos) [1, 4].

XII - Nervo hipoglosso
É um nervo exclusivamente motor. Emerge do crânio pelo canal do hipoglosso e dirige-se aos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Relacionando-se com a movimentação da língua.

Este nervo move a língua. Distúrbios do nervo hipoglosso podem ser causados por tumores, acidentes vasculares cerebrais, infecções, lesões ou esclerose lateral amiotrófica. As pessoas com distúrbio do nervo hipoglosso têm dificuldade para falar, mastigar e engolir.

Inervação da língua
Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X). A inervação sensitiva é levada por vários nervos: Sensação geral e paladar do terço posterior da língua: nervo glossofaríngeo (NC IX)

O nervo lingual é um dos mais importantes nervos da cavidade oral, é ele quem providencia sensação geral à mucosa dos dois terços anteriores da língua, mucosa sublingual do pavimento da boca e da gengiva língual e a ele junta-se o nervo da corda do tímpano que providencia sensação de paladar.

O nervo língual inerva a mucosa da lingua de todos os dentes inferiores, glândula submandibular e sublingual e mucosa do soalho bucal. Também é responsável pela inervação do periodonto do lado vestibular dos dentes pré-molares e anteriores.

O nervo glossofaríngeo, também conhecido como IX par craniano, é um nervo misto, contendo função tanto motora como sensitiva. Além disso, apresenta funções parassimpáticas, as quais veremos posteriormente.

nervo hipoglosso

O nervo hipoglosso realiza a inervação do 1/3 posterior da língua, sendo responsável pela gustação. O nervo trigêmeo é responsável pela sensibilidade geral e gustativa no 1/3 posterior.

O nervo tem três ramos que conduzem as sensações das partes superior, média e inferior da face, bem como da cavidade oral, até o cérebro. O nervo trigêmeo é o principal nervo da face e sua função primordial é veicular toda a sensibilidade desde o topo da cabeça, toda a face e a maior parte da boca e língua.

Se houver lesão de um nervo hipoglosso, um lado da língua fica paralisado. O efeito da lesão pode ser percebido durante o exame semiológico do XII nervo, pois quando o paciente realizar protusão da língua, a mesma se desviará para o lado da lesão.

O nervo vago controla funções involuntárias do corpo e, uma vez que contém tanto fibras sensoriais como motoras, é responsável por sensações e por movimentos e gere funções corporais como: Ritmo cardíaco e pressão arterial. Respiração. Sistema imunitário.

O exame semiológico realizado para avaliar o nervo vago é solicitando ao paciente que abra a boca e diga “a”, observando a simetria na elevação do palato. Além disso, assim como no nervo glossofaríngeo, pode ser avaliado o reflexo do vômito.

A principal função deste nervo é a inervação dos músculos extraoculares. Todos os músculos extraoculares são inervados pelo nervo oculomotor, exceto o músculo reto lateral (inervado pelo nervo abducente) e o músculo oblíquo superior (inervado pelo nervo troclear).

Normalmente, os médicos que também cuidam da língua são os otorrinolaringologistas e os gastroenterologistas.

Quais são as principais doenças da língua?

  • Língua geográfica. O nome não é à toa: a parte de cima adquire um aspecto de mapa, como se representasse as linhas de um metrô. ...
  • Aftas. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Câncer de língua. ...
  • Língua preta pilosa. ...
  • Macroglossia. ...
  • Pênfigo vulgar.

A parestesia é um sintoma que causa a sensação de dormência ou formigamento e dificuldade nas sensibilidades de calor, frio, vibração, dor e ao toque em alguma parte do corpo. No caso da parestesia oral, o sintoma surge na região da boca ou face, ocorrendo com frequência no lábio inferior.

Existem três nervos cranianos responsáveis pela transmissão da sensação gustativa da língua até o cérebro. Eles são: o facial (NC VII), o glossofaríngeo (NC IX) e, em menor extensão, o vago (NC X).

São eles: patoglosso, hioglosso, genioglosso e estiloglosso. Os músculos que formam a própria língua e estão fixados nela (músculos intrínsecos) são responsáveis por sua forma (podem deixá-la, por exemplo, mais fina ou mais grossa). São eles: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical.