O que é o objeto empírico?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como diz Braga (2011), o objeto empírico é a porta de acesso à compreensão do objeto de pesquisa, este - na mesma perspectiva da noção de objeto de conhecimento (FRANÇA, 2016) - constituído a partir de uma perspectiva teórica de referência.

Muitas vezes, o conhecimento empírico é aquele saber transferido de geração em geração. Por exemplo, colocar um pedacinho de algodão na testa do bebê para fazer parar o soluço.

1 Relativo a empirismo. 2 Baseado na experiência ou dela derivado: Remédio empírico. 3 Que se baseia somente na experiência ou observação, ou por elas se guia, sem levar em consideração teorias ou métodos científicos; experimental, prático. 4 Que designa o conhecimento adquirido através da prática.

Muitas vezes, o conhecimento empírico é aquele saber transferido de geração em geração. Por exemplo, colocar um pedacinho de algodão na testa do bebê para fazer parar o soluço.

Na visão do conhecimento empírico, a verdade vem das experiências, sem que seja necessário (ligado com a ciência) provar tais experiências no papel.

Já pesquisas que desejam comprovar ou investigar dados ou fatos (como a eficácia de um novo medicamento em determinado grupo, por exemplo) demandam um método empírico.

Bom, como você já sabe, a pesquisa teórica envolve apenas argumentos e métodos teóricos. É uma discussão e comprovação de argumentos através de teoria. A pesquisa empírica, por sua vez, é aquela que envolve a comprovação prática.

Baseado na experiência: 1 prático, experimental, material, experienciado, percepcionado.

No mundo de hoje, a palavra empírica refere-se à coleta de dados usando evidências obtidas através da observação, experiência ou através do uso de instrumentos científicos calibrados.

Tipos de conhecimento

  1. 1 – Conhecimento científico. Ao considerarmos quais são as várias formas de conhecimento, o científico é um dos primeiros que vêm à mente. ...
  2. 2 – Conhecimento empírico. ...
  3. 3 – Conhecimento filosófico. ...
  4. 4 – Conhecimento teológico. ...
  5. 5Conhecimento tácito.

O Senso Comum: conhecimento empírico
É um conhecimento transmitido de pessoa para pessoa que, ao final, constrói todo um sistema de crenças, muitas vezes contraditórias ou preconceituosas.

As ciências empíricas (também chamadas de reais ou factuais) se encarregam de estudar os feitos auxiliando-se na observação e na experimentação. Essas ciências estudam feitos que ocorrem no mundo perceptível e, consequentemente, precisam usar o exame de evidência empírica para comprová-los.

A realidade empírica é, para Schopenhauer, sempre ideal, pois dependente do cérebro que conhece; e por tal, possui uma existência real, porém relativa, sempre como uma representação que remete às formas a priori do sujeito que conhece.

Dentro do empirismo, existem três linhas empíricas: a integral, a moderada e a científica.

A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.

Conhecimento empírico é definido como o conhecimento adquirido através de experiências; ele é baseado nas percepções que nossos sentidos apreendem do mundo exterior. Já o conhecimento científico, é a investigação e a análise de fatos que foram comprovados, a fim de que possam ser reconhecidos.