O que é o osso occipital?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O osso occipital é o único osso que forma o crânio posterior e a fossa craniana posterior. Em sua superfície externa, na linha média posterior, há uma pequena protuberância chamada protuberância occipital externa, que serve como local de fixação para um ligamento da região posterior do pescoço.

O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana. Osso occipital.

O nervo occipital fornece sensação a toda a parte de trás da cabeça e às orelhas. Na realidade, essa estrutura nervosa consiste em um grupo de nervos que surgem do topo da coluna e passam sob o músculo do pescoço, subindo pelo couro cabeludo até o topo da cabeça.

Causas de nevralgia do grande occipital
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.

O crânio protege o cérebro e apóia as estruturas a ele ligadas. O osso frontal forma a testa, a parte superior das fossas oculares ou órbitas, parte da cavidade nasal, e protege a parte frontal do cérebro.

O occipital é um osso individual único, uma vez que somente ele se articula com os ossos do crânio e com os ossos vertebrais. Ele se articula com a primeira vértebra cervical (C1) - também conhecida como atlas - e com os ossos occipital, parietal, temporal e o esfenoide.

Tratamento. Felizmente, existe um tratamento simples para neuralgia occipital quando os antiinflamatórios e analgésicos não curam a doença. Pode ser realizado aplicação de uma injeção de analgésicos nos nervos acima do pescoço – o que deixa a parte de trás da cabeça completamente dormente.

O nervo occipital maior (NOM) origina-se do ramo dorsal de C2 e curva-se ao redor da borda inferior do músculo oblíquo inferior para ascender em sua superfície superficial.

Osso lacrimal – Wikipédia, a enciclopédia livre.

cérebro

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

A causa mais comum de neuralgia occipital são nervos comprimidos ou rigidez muscular. Você também pode desenvolver neuralgia occipital após uma lesão na cabeça ou no pescoço.

A dor associada à neuralgia occipital é geralmente descrita como dor aguda ou em pontada, começando no pescoço e se espalhando em direção ao couro cabeludo. A dor geralmente dura alguns segundos a alguns minutos e é intensa. Seu couro cabeludo também pode estar sensível ao toque.

O que é o Bloqueio do Nervo Occipital? É um procedimento médico no qual é injetado uma pequena dose de medicação na região da parte de trás da cabeça. Esse procedimento é realizado em nível ambulatorial, o paciente vai para casa alguns minutos depois.

A nevralgia occipital pode ser difícil de distinguir de outras cefaleias com uma localização semelhante. Não há nenhum exame que concretamente revele um diagnóstico positivo ou negativo de neuralgia occipital. Normalmente, um exame físico e neurológico será feito para procurar anormalidades.

A dor de cabeça na nuca também é extremamente comum em casos de excesso de tensão, normalmente provocada por situações como estresse emocional, ansiedade ou aumento da pressão arterial, por exemplo. Geralmente, nestes casos também é possível sentir o pescoço mais rígido e uma dor em ambos os lados da nuca.

A má postura é uma razão importante para o surgimento da dor na parte de trás da cabeça. Isso acontece porque os desvios posturais provocam sobrecarga e tensão muscular, originando nódulos sensíveis que irradiam dor.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.

O osso frontal é um dos ossos do crânio que envolve o cérebro (neurocrânio), e consiste de três partes: Parte escamosa – É a maior parte e envolve a área da fronte (testa).