O que é o resultado analítico?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

A obtenção de um resultado analítico constitui um processo que envolve um número apreciável de manipulações altamente propícias à acumulação de erros de vários tipos, os quais, deturpando de forma significativa o valor experimental encontrado, transformam o resultado analítico num número sem qualquer significado ...

A metodologia analítica envolve a seleção de um método apropriado para análise de uma determinada amostra, seguido de sua validação. Durante a validação, são avaliados parâmetros críticos, como especificidade, linearidade, precisão e exatidão, a fim de garantir que o método seja adequado para o uso pretendido.

Trata-se da obtenção de dados analíticos a partir da amostra pré-tratada. O resultado analítico é o valor final da concentração ou a quantidade do analito na amostra.

Segundo a literatura científica, a fase pré-analítica concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados não consistentes com o quadro clínico do paciente. Estima-se que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios.

Química analítica qualitativa
São métodos e procedimentos que visam determinar quais as espécies presentes em uma dada amostra. Para isto são utilizados métodos e procedimentos físico, químicos e físico – químicos que identificam os elementos, íons e moléculas que formam a amostra de interesse.

Método Analítico
Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas. Este método pode ser divido em palavra, sentença ou global.

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

Instrumentos analíticos:

  • Espectrofluorímetro.
  • Sistema de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas.
  • Sistema de espectrometria de massas de razão isotópica.

a) A avaliação diagnóstica (analítica) / INICIAL
Seu objetivo é verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

O objetivo principal dos métodos analíticos é fornecer dados precisos, consistentes e confiáveis para os profissionais envolvidos no desenvolvimento, produção ou registro de medicamentos.

A pesquisa analítica pode ser realizada a partir de uma variedade de modos que incluem pesquisa literária, a opinião pública, provas científicas e meta análise. Geralmente nestes métodos está incluída a recopilação de artigos, de dados e outros feitos importantes que são pertinentes para a realização do estudo.

Analito é uma substância ou componente químico, em uma amostra, que é alvo de análise em um ensaio. Tecnicamente, os experimentos sempre procuram para medir as propriedades de analitos, já que em si não podem ser medidos. Por exemplo, não se pode medir uma mesa (analito-componente), mas sim a altura, largura, etc.

Divisão da química analítica
A Química Analítica Qualitativa é responsável pela identificação de um ou mais componentes em uma amostra, sem levar em consideração a quantificação destes componentes. Já a Química Analítica Quantitativa é responsável pela quantificação dos componentes de uma determinada amostra.

"A química analítica e, indiscutivelmente, um ramo da química, e, por conseguinte, uma ciência, digna de ser ensinada no mais alto nível, ao passo que a análise química é uma técnica, ou melhor, um conjunto de manipulações e de preceitos destinados a proporcionar o conhecimento da composição química de uma substância ...

Os exames laboratoriais têm três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica.