Qual a diferença entre analítico e sintético?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que são as contas analíticas? As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O que são as contas sintéticas? Já as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas.

Balancete sintético – a demonstração financeira deste é feita basicamente apenas através dos números finais das contas patrimoniais principais de um negócio. Balancete analítico – neste modelo, há um detalhamento bem maior das contas, trazendo o máximo de informações possível acerca delas.

O Livro Razão Analítico é um livro contábil que contém todos os lançamentos contábeis de todas as contas movimentadas do período informado, agrupando e totalizando por conta.

Relatório Analítico: avalia a movimentação de forma detalhada, conforme as notas fiscais geradas no sistema. Relatório Sintético: avalia a movimentação de forma resumida com foco principal na movimentação física do estoque.

Relatório Analítico. O relatório analítico mostra as informações detalhadas das notas lançadas dentro do movimento em que foi efetuado o fechamento.

Significado de Analítico
Característica daquilo que é realizado por meio de análise, exame. Característica de quem age por análise, que pensa e analisa muito bem alguma coisa; crítico, profundo: sujeito analítico.

O conhecimento sintético pode ser comparado às ligações químicas que ocorrem entre elementos completamente diferentes, mas que, ao serem misturados, formam algo mais, dão origem a outro elemento também consistente, mas que não estava necessariamente presente naqueles elementos químicos que o formaram.

O que é um método analítico
O método analítico é uma ferramenta utilizada como forma de identificação e quantificação de analitos de interesse a partir de um equipamento automatizado.

Quais são as contas sintéticas? As contas sintéticas são conjuntos de contas analíticas. Em outras palavras, as contas sintéticas se referem à soma de contas analíticas. Ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas são exemplos de contas sintéticas.

Existem basicamente dois tipos de Balancete: o Balancete Analítico e o Balancete Sintético. O Balancete Analítico, como o nome já diz, traz informações detalhadas sobre a situação financeira da empresa. Ou seja, é o relatório mais completo, com diversos dados contábeis de todas as operações financeiras.

Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.

entende-se por Receita a entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços. Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos, de alugueis e outras origens.

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal.

O livro razão é um dos instrumentos usados pela contabilidade para escriturar as movimentações econômicas que acontecem no cotidiano das empresas. Diferentemente do livro diário, ele não é uma obrigação legal para todas as empresas mercantis – depende do regime de tributação.

REGISTRO C590 - REGISTRO ANALÍTICO DA NOTA: Este registro representa a escrituração dos documentos fiscais dos modelos especificados no C500, totalizados pelo agrupamento das combinações dos valores de CST, CFOP e Alíquota dos itens de cada documento.

O relatório analítico deverá trazer, de forma absoluta, a quantidade de exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de risco e demissional) no período de vigência do programa.

Tipos de relatório
Um relatório simples apresenta um relato simples de uma atividade, como o relatório de uma visita de estudo. Um relatório complexo é mais detalhado e requer mais exigência na sua elaboração, como um relatório de estágio. Os relatórios podem ser classificados em: crítico, de síntese e de formação.