O que é o solo de Loess?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Loess é um tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos (entre 20 e 50 micrômetros) de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais.

Os mais espessos e extensos depósitos de loess encontram-se no Norte e Oeste da China, onde acumulações com 30 metros de espessura são vulgares e onde, até, foram determinadas espessuras superiores a 100 metros.

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.

Classificação dos solos

  • Zonais: são maduros, bem delineados e profundos. São subdivididos em latossolos, podzóis, solos de pradaria e desérticos. ...
  • Intrazonais: são solos bem desenvolvidos, além de serem bastante influenciados pelo local e pelos fatores externos. ...
  • Azonais: solos pouco desenvolvidos e muito rasos.

No Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 2006) os solos do Brasil são classificados em 13 ordens: Latossolo, Neossolo, Cambissolo, Espodossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos, Nitossolos, Plintossolos, Gleissolos, Organossolos, Vertissolos, e Chernossolos.

Amazônia

Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa. Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

3 - Solos transportados
De acordo com o agente transportador temos os seguintes tipos: aluviais, coluviais, sedimentos e eólicos. A variação do regime do rio possibilita o aparecimento de depósitos de aluviões bastante heterogêneos segundo a granulometria do material.

A lixiviação é um processo que atinge os solos. A lixiviação é um processo de retirada de nutrientes do solo de forma natural por meio da entrada da água no subsolo. Ela acontece em todos os tipos de solo, mas de forma mais intensa em solos destampados, dos quais foi retirada a vegetação nativa.

No Brasil, os solos caracterizados como Terra Preta de Índio (TPI) estão a ser estudados pela Embrapa Amazônia Ocidental, num projecto que envolve também alunos da Universidade Estadual do Amazonas.

O Paraná, segundo maior produtor de soja do país, deve produzir 18 milhões de toneladas nesta safra. Boa parte desse potencial produtivo vem do norte do estado, que tem na terra uma aliada para boas colheitas.

O pH (potencial hidrogeniônico) indica o nível de acidez ou alcalinidade da terra. As plantas necessitam de uma acidez neutra, que varia entre 6,0 a 6,8. Quando um terreno apresenta essa taxa, é sinal de que é fértil.

Os tipos de solo diferenciam-se em função de sua composição, podendo ser classificados como: calcário, arenoso, humoso e argiloso. A composição do solo vai diferir de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente em sua formação. Essas características vão estar presentes também na cor do solo.

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.

O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.