O que é o vazio existencial?

Perguntado por: ivasconcelos5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

Como superar o vazio existencial?

  1. Conheça a si mesma(o) Essa sensação de vazio pode ser provocada pela falta de autoconhecimento, causando sentimentos confusos e gerando desmotivação. ...
  2. Cerque-se de pessoas que te fazem bem. ...
  3. Tenha um propósito. ...
  4. Tenha clareza sobre os seus príncipios. ...
  5. Seja positiva(o) ...
  6. Faça o bem.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Então, é importante entender que a crise passa. E que uma (ou mais de uma) crise existencial durante a vida é normal, e até saudável. Mas, mesmo tendo seu lado positivo, o estado de crise existencial traz grande desconforto e solidão. Além de poder, até mesmo, desencadear ideações suicidas.

Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias. Já na languidez, seguem fazendo as atividades do dia a dia, mas apenas num modo de cumprir, sem animação, sem enxergar um propósito na realização delas. A sensação é que os dias estão se arrastando no meio das diversas tarefas e obrigações.

Há muitas causas para a sensação de vazio que podem ser desilusões amorosas, excesso de trabalho, transtornos psicológicos etc. Por isso é importante aceitar o vazio para entender a real causa dele. E quando estiver indo buscar uma xícara de café, ou parar sua rotina por algum momento, explore sua sensação de vazio.

Nada melhor do que sentir-se bem e com saúde emocional. O vazio pode ser a falta de sentido ou de significado. O vazio pode ser também uma descaracterização, um distanciamento de seus valores ou forças de caráter.

5 formas de combater o vazio emocional

  1. Sem medo da solidão. O vazio emocional está muito relacionado com a sensação de solidão. ...
  2. Deixar ir o que dói para curar o vazio emocional. ...
  3. Desligue o barulho mental. ...
  4. Você não precisa que ninguém plante flores em sua alma. ...
  5. Cuide do bem-estar físico.

A crise existencial é um momento de questionamento sobre vários aspectos da vida, como a própria existência, o lugar no mundo, a função nos contextos em que você se envolve, o propósito da vida e o motivo de estar aqui. A pessoa faz uma certa revisão da vida, repleta de dúvidas, angústias e incertezas.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

De forma resumida, o sentimento de vazio é pensar que a nossa existência não tem fundamento; mesmo que a vida esteja boa e não haja motivos para esse devaneio.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

O termo “crise existencial” se refere ao descontentamento que surge devido à insatisfação ou à confusão com a própria identidade e sentido da vida. Também pode ser chamada de “ansiedade existencial” já que incita a pessoa em crise a se preocupar excessivamente com seu futuro e propósito de vida.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão. As causas da depressão podem ser genéticas, alterações de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, abuso de álcool e outras drogas.

Continuar lendo É vazio ou vazio?