O que e ok em física?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A constante elástica de um corpo geralmente é representada pela letra “k”, e é um parâmetro físico que quantifica a deformação do objeto (em relação ao seu comprimento inicial) conforme o esforço o qual ele está sendo solicitado.

SI (m/m).

Após identificarmos o valor nominal da força elástica, que é de 200 N, basta aplicarmos a fórmula Fe = k x X para acharmos a constante elástica k de cada mola: Por último, aplicamos a fórmula da força elástica isolando a constante elástica.

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Robert Hooke

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

Os hooks permitem o uso de state e outros recursos que antes só eram possíveis dentro do React através de classes. Apesar disso, os hooks são opcionais, ficando a seu critério se vai usá-los ou continuar usando as classes.

Validade da Lei de Hooke
A lei de Hooke só é válida para forças menores que um valor limite, que depende da elasticidade da mola. Após este limite (ponto P na Figura 1), as deformações são irreversíveis, ou seja, quando a força é retirada, a mola não recupera sua forma original, ficando definitivamente deformada.

No entanto, quando trata-se do Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de força é o newton (N), em homenagem a Isaac Newton. O aparelho usado para medir a intensidade da força é chamado dinamômetro (dínamo = força; metro = medida).

As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:

  • deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.
  • deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.

O Feixe de Mola é responsável por absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar peso do caminhão, garantindo o conforto e sua altura. Além disso, em transporte de carga ele também tem função de garantir a ligação do eixo ao chassi.

Quando comprimimos a mola, ela ganha energia potencial elástica e produz uma força contrária à compressão.

A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro).

Quando um material é submetido a uma carga ou tensão, ocorre uma redistribuição das posições de suas moléculas e átomos, resultando em uma deformação. Essa deformação pode ser na forma de alongamento, compressão, flexão, torção ou uma combinação desses tipos, dependendo da natureza da força aplicada.

A tensão, que é expressa em megapascal (Mpa), Newton por milímetro quadrado (N/mm2) é calculada dividindo a força F ou carga aplicada, pela área da secção inicial da parte útil do corpo de prova.

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

Peso lunar
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.