O que é ortografia padrão?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A ortografia oficial de uma língua é o conjunto de regras e padrões que definem a forma correta de escrita das palavras, bem como o uso correto dos sinais de acentuação e dos sinais de pontuação.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

Regras de ortografia

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

Portanto, continue a leitura e mãos à obra!

  1. Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ...
  2. Tenha sempre um livro à mão. ...
  3. Sempre escreva ao final do dia. ...
  4. Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ...
  5. Revise seus próprios textos. ...
  6. Não dependa do corretor ortográfico. ...
  7. Pense no leitor.

É dividida em: Ortoépia, que estuda a forma como as palavras devem ser pronunciadas. Prosódia, que estuda a forma como as palavras devem receber acento tônico, bem como acento gráfico.

Ortografia é o conjunto de regras da gramática normativa que define a forma correta da escrita das palavras na norma culta padrão de uma língua. Etimologicamente o termo deriva dos vocábulos gregos orthos = correto + graphos = escrita, que significa escrita correta.

Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.

A ortografia é um conjunto de regras da gramática que explica a escrita das palavras dentro da norma culta. O ensino dela perpassa toda a educação básica e pode ser realizado por meio jogos e outras atividades lúdicas.

Música e ortografia podem ser uma ótima combinação. Escolha a regra que pretende trabalhar e proponha que as crianças transcrevam os versos ou completem lacunas enquanto ouvem o cantor. "Assim é possível direcionar a discussão em torno da regra que se quer reforçar", explica Virgínia Balau.

Os erros ortográficos

  • Erros de transcrição da fala. ...
  • Erros por supercorreção. ...
  • Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
  • Erros na marcação da nasalização. ...
  • Erros devidos à concorrência. ...
  • Erros nas sílabas complexas. ...
  • Erros por troca de letras. ...
  • Erros de segmentação.

Passa a ter hífen palavras que terminam com a mesma letra da segunda palavra, ou quando a segunda palavra começar com a letra h. Não tem hífen palavras que terminam com vogal e a segunda palavra começam com r ou s, sendo essas consoantes duplicadas.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.

E se existe uma diferença entre elas, é o fato de que a gramática determina o uso correto na linguagem escrita e falada. A ortografia, por sua vez, é voltada somente para a linguagem escrita.

Há vários motivos para você ensinar seus alunos a escrever de forma correta. Além de estimular o aprendizado da língua oficial do país, o conhecimento das normas ortográficas ajuda a garotada a superar o medo de se expressar por escrito e, diferentemente do que muitos acreditam, não afeta em nada a criatividade.

Neste caso, a melhor forma de melhorar é lendo muito. Assim, você não só aumenta seu vocabulário, mas faz isso sabendo como escrever as palavras que fazem parte dele. Em provas e concursos, as questões focadas em ortografia costumam abordar palavras que costumam causar mais dúvidas.