Qual a diferença entre ortografia e acentuação?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação. Ao estabelecer as normas de escrita, a ortografia segue critérios etimológicos e fonológicos.

Portanto: as regras de acentuação servem para caracterizar os casos em que certas palavras, que são a minoria dentro de um conjunto, devem ser acentuadas. Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica.

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

A acentuação gráfica no português é determinada, de forma geral, pela tonicidade das sílabas. Isso significa que o acento é colocado na sílaba “mais forte” da palavra. Desta maneira, essa acentuação indicará a pronúncia e a sílaba tônica da palavra.

Analisando as línguas europeias, podem ser identificados dois padrões de ortografias diferentes: Ortografia fonética. Cada som corresponde a uma letra ou grupo de letras únicos e cada letra ou grupo de letras corresponde a um único som. Ortografia etimológica.

O que é acentuação gráfica?

  • acento agudo (´): destaca uma sílaba tônica com vogal longa e aberta;
  • acento grave (`): indica a ocorrência de crase;
  • acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado;
  • til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

Acento tônico
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; ...
  2. Paroxítonas. São acentuadas as palavras paroxítonas que terminam em: i(s), u(s): táxi, lápis, bônus; ã(s), ão(s), um(uns): órfã, sótão, álbum; ...
  3. Proparoxítonas:

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional que busca unificar a ortografia do idioma. Ele é válido entre os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

Joia tem acento? Segundo a nova regra ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico Éi ou ÓI não são mais acentuadas. Acertou quem apostou na palavra “joia“, sem acento!

O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento.

Elas devem ser subdivididas em:

  • Transcrição da fala. Ocorre quando o aluno escreve como fala. ...
  • Regularidades contextuais. O aluno não conhece as regras ligadas à posição ou à vizinhança da letra na palavra. ...
  • Regularidades morfológicas. ...
  • Sílabas não-canônicas. ...
  • Segmentação de palavras. ...
  • Etimologia. ...
  • Nasalização.

Regras de acentuação gráfica

  1. Sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ...
  2. Ditongo nasal -em ou -ens. ...
  3. Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

Isso aconteceu porque o acordo aboliu o acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas. Antes do acordo: pára, péla, pélo, pêlo, pólo, pêra. Depois do acordo: para, pela, pelo, pelo, polo, pera.

No português, utilizamos quatro acentos, cada um representado por um símbolo.

E é ela que estabelece a grafia correta das palavras. E se existe uma diferença entre elas, é o fato de que a gramática determina o uso correto na linguagem escrita e falada. A ortografia, por sua vez, é voltada somente para a linguagem escrita.