O que é uma pesquisa qualitativa exemplos?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Diferentemente do método quantitativo, a pesquisa qualitativa não pode ser feita com o uso de instrumentos estruturados, por exemplo questionários. Utiliza-se roteiros que guiam a entrevista a ser realizada. O foco é compreender como o consumidor se comporta, ao invés de “medir”.

Realização de uma pesquisa qualitativa em 5 etapas

  1. Definir a problemática. O primeiro passo de uma pesquisa qualitativa é definir o problema. ...
  2. Redigir as perguntas. O problema deve permitir identificar perguntas ou sub-perguntas relacionadas ao tema da pesquisa. ...
  3. Coletar os dados. ...
  4. Analisar os dados. ...
  5. Compartilhar os resultados.

Exemplos de Pesquisa Quantitativa

  • Pesquisas com perguntas fechadas;
  • Contagem de registros com um objetivo definido;
  • Avaliação de contagem de determinadas colunas de um banco de dados (como quantidade de funcionários, clientes, vendas totais, quantidade de produtos e etc).

Quais são os principais tipos de pesquisa qualitativa?

  1. Etnográfica. A etnografia é matéria contemplada nas ciências sociais e consiste no estudo do comportamento e perfil de um povo. ...
  2. Fenomenológica. ...
  3. Narrativa. ...
  4. Teoria fundamentada. ...
  5. Caso de estudo. ...
  6. Histórica.

Pode ser tanto em um ambiente físico como também online (redes sociais, fóruns, etc.). Neste último caso, pode ser usada para analisar as diferenças entre vida real e vida online, como também para analisar as interações sociais dentro de um grupo.

As características gerais da pesquisa qualitativa são: foco na interpretação e não na quantificação; ênfase na subjetividade; o processo de pesquisa é flexível; maior interesse pelo processo do que pelos resultados; o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e também é influenciado por ela; é um ...

Os dados qualitativos são descritivos de um determinado contexto, e não numéricos, como os dados quantitativos. Assim, essas informações constroem uma história e fazem parte de uma narrativa contada pelos usuários em uma entrevista, por exemplo.

A pesquisa qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014).

Diferente da pesquisa quantitativa, que utiliza números como dados e faz análises estatísticas, a pesquisa qualitativa utiliza dados em formato de palavras, frases, imagens, vídeos e áudios. Por isso, ela requer técnicas de coleta e análise de dados específicas.

As perguntas para pesquisa qualitativa poderiam ser, por exemplo: “Qual é o nível de analfabetismo na sua cidade?” A partir disso, você pode criar questões sub-relacionadas: “Como o analfabetismo impede o progresso do seu estado?” Ou “Como descreveria melhor o que você pensa sobre o analfabetismo?

Pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. Os objetos de uma pesquisa qualitativa são fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura.

A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.

4 tipos de pesquisa quantitativa

  • Investigação através de pesquisas.
  • Pesquisa correlacional.
  • Investigação causal comparativa.
  • Pesquisa experimental.

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa? A pesquisa quantitativa se concentra em dados numéricos (por exemplo, estatísticas), enquanto a pesquisa qualitativa se concentra em dados não numéricos, tais como palavras.

Os tipos mais comuns de Pesquisa Qualitativa são: Etnografia – estuda comportamentos por meio da observação. É uma análise do modo de vida de um grupo de indivíduos com características comuns. Isso é feito mediante a observação do que fazem, como se comportam e como interagem entre si em seu ambiente natural.

A coleta de dados nos métodos qualitativos pode ser feita por meio de entrevistas, questionários, observação, anotações, busca em documentos, entre outros.

A pesquisa qualitativa permite examinar, por exemplo, o comportamento dos consumidores em relação a um determinado produto. Poucas pessoas podem ser entrevistadas, mas essas entrevistas tendem a ser mais longas e o pesquisador faz mais perguntas abertas (ou seja, aquelas que não possuem opção de múltipla escolha).