Quais são os instrumentos de pesquisa qualitativa?

Perguntado por: idias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para tanto, foi realizada uma breve pesquisa bibliográfica, abordando os seguintes instrumentos: observação, questionário, entrevista, formulário, escala social e teste.

Os instrumentos de pesquisa quantitativa são utilizados nas pesquisas quando você precisa coletar dados numéricos e mensuráveis. Isso para que você consiga como resultados com uma análise estatística.

Os procedimentos mais comuns para a coleta de dados em pesquisas quantitativas são os QUESTIONÁRIOS e FORMULÁRIOS. Entenda a diferença. Os procedimentos mais comuns para a coleta de dados em pesquisas quantitativas são os QUESTIONÁRIOS e FORMULÁRIOS.

Métodos para coleta de dados qualitativos vs.
No geral, questionários, levantamentos, documentos e registros são métodos quantitativos, enquanto entrevistas, grupos focais, observações e histórias orais são métodos qualitativos. Também podem ser aplicadas versões híbridas dos dois métodos.

Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), e o bastante conhecido Focus Group.

Aspecto Qualitativo
As características qualitativas consistem em qualificar, dar nomes, características aos elementos que o compõem. Por exemplo, a conta caixa. O aspecto qualitativo nesse exemplo é o nome da conta que é “Caixa”. Outro exemplo, é o ativo circulante.

Métodos qualitativos: fenomenologia e compreensão
são subjetivos e estão perto dos dados (perspectiva de dentro, insider), orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos; • são orientados ao processo e assumem uma realidade dinâmica; • são holísticos e não generalizáveis.

abordagem qualitativa oferece três diferentes possibilidades de se realizar pesquisa: a pesquisa documental, o estudo de caso e a etnografia.

4 tipos de pesquisa quantitativa

  • Investigação através de pesquisas.
  • Pesquisa correlacional.
  • Investigação causal comparativa.
  • Pesquisa experimental.

Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com essas ferramentas de pesquisa, uma análise é geralmente realizada usando métodos estatísticos.

Instrumentos de coleta de dados de pesquisa e como utilizá-los

  • Observação. Observar é uma técnica utilizada para inúmeras finalidades, desde os primórdios da vida na Terra. ...
  • Entrevista. ...
  • Questionários. ...
  • Análise de materiais ou documental.

Entrevistas individuais
É um dos instrumentos de coleta de dados mais utilizados para pesquisa qualitativa, principalmente devido a sua abordagem pessoal. O entrevistador ou pesquisador coleta dados diretamente do entrevistado individualmente. A entrevista pode ser informal e não estruturada, isto é, conversacional.

Escolher o instrumento de coleta de dados mais adequado para sua pesquisa requer uma compreensão clara da natureza da sua pesquisa, da amostra de participantes, da validade e confiabilidade dos dados, dos recursos disponíveis e dos custos envolvidos.

Para utilizar uma abordagem qualitativa, o problema de pesquisa tem que se relacionar aos motivos que levam um indivíduo a fazer alguma ação, a pensar de determinada maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.

Os métodos quantitativos de pesquisa permitem coletar e analisar dados para testar hipóteses; os métodos qualitativos permitem coletar e analisar dados para entender experiências.

A pesquisa qualitativa busca entender, descrever e, em alguns casos, explicar, os fenômenos sociais e culturais de grupos sociais. Na pesquisa quantitativa, estuda-se um fenômeno através de coleta de dados numéricos que ajudarão a responder suas questões de pesquisa.

A pesquisa qualitativa é aquela que não se pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário, por exemplo.

A pesquisa qualitativa é definida como qualquer forma de coleta de informações que visa descrever, e não prever, como no caso da pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa é normalmente usada para criar uma hipótese que é, em seguida, testada usando a pesquisa quantitativa.

As quatro principais características qualitativas são a compreensibilidade, a relevância, a fiabilidade e a comparabilidade.