O que é pior hemorróida interna ou externa?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Segundo o especialista, os sintomas podem variar de acordo com o tipo: “As hemorroidas internas se apresentam mais comumente com sangramento, sensação de peso no canal e prolapso.” A dor também pode estar presente nos casos internos, mas é mais comum nas hemorroidas externas, principalmente quando ocorre a trombose ...

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

A mudança repentina e persistente dos hábitos intestinais sempre deve ser encarada como motivo de alerta. A condição pode ser um simples episódio de hemorroidas ou indicar um câncer colorretal.

A cirurgia para hemorroidas não é necessária em todos os casos. Pelo contrário, ela é feita em quadros graves, com sintomas recorrentes e intensos. Ela se torna uma opção mais adequada quando o prolapso das hemorroidas incomoda muito o paciente, ou seja, quando o tecido dessa região do ânus é externada com frequência.

Existem dois tipos: a hemorroida interna e a externa (pode ser vista em volta do ânus). A boa notícia, diante de um quadro como esse, é que as hemorroidas podem ser totalmente curadas. “Atualmente, podem ser utilizadas várias técnicas, mais ou menos invasivas, para resolver de vez este problema.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

Como tratar hemorroida externa com remédio
Para que a cura se realize rapidamente, o médico pode indicar: Pomadas específicas: ajudam a diminuir o tamanho e a aliviar a dor rapidamente; Uso de analgésicos: aliviam o inchaço e a dor, caso os medicamentos caseiros não tenham surtido o efeito esperado.

Como tratar a hemorroida em casa?

  1. Evitar esforços como carregar peso e exercícios físicos;
  2. Fazer higiene com água morna para auxiliar no alívio do desconforto anal;
  3. Deixar as fezes menos endurecidas com ingestão de grande quantidade de fibras e água;
  4. Evitar permanecer sentado por longos períodos.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Ao fazer a anuscopia, exame que permite avaliar a parte interna do ânus (canal anal) o proctologista pode diagnosticar hemorroidas internas, papilas anais, fissuras, úlceras anais, verrugas anais, câncer do ânus, dentre outras alterações.

O grau 1 é quando não há prolapso (exteriorização) da hemorroida; O grau 2 é quando há exteriorização, mas o retorno da hemorroida acaba sendo espontâneo; O grau 3 é quando é necessário um auxílio manual para o retorno normal da veia; E o grau 4 é quando a hemorroida não retorna nem com o auxílio manual.

É possível que evolua para uma doença mais grave? Muitos acreditam que se não tratada a hemorroida pode evoluir para um câncer. Mas esta afirmação não é verdadeira. A doença é benigna e não há risco algum de se transformar em algo mais grave.

Hemorroida tem cura! Independente do grau de evolução da inflamação das veias, é importante saber que hemorroida tem cura através de tratamentos viáveis.

Em geral, somente hemorroidas de grau 3 e 4 têm indicação para a cirurgia. Outros tratamentos menos invasivos mostram bons resultados, assim como mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação.

QUAL O VALOR DA CIRURGIA DE HEMRRÓIDA? Através do plano Nipomed Master, o valor médio estimado para a Cirurgia de Hemorroida é de R$4.000,00 com tudo incluso(necessário consulta de avaliação com cirurgião especialista).

Apesar de ser uma intervenção cirúrgica, trata-se de um procedimento simples: pode ser feita sob anestesia raqui ou anestesia local com sedação, dura em torno de 20 minutos, e o paciente fica internado somente de um dia para o outro.

São raros os casos em que a hemorroida volta após a cirurgia. Pessoas que declaram algum sintoma no ânus após a cirurgia costumam atribuí-lo à volta da hemorroida, mas não é o que acontece.

As hemorroidas de grau 4 são permanentemente visíveis na parte externa do ânus. Elas não podem mais ser empurradas para dentro do canal anal. Frequentemente, parte da membrana mucosa anal se projeta (prolapso anal).