O que é pior salsicha ou calabresa?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

“A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa. A linguiça é mais a carne moída dentro da tripa”, explica o chef.

Selênio: Carne de porco é geralmente uma rica fonte em selênio. As melhores fontes deste mineral essencial são alimentos de origem animal, como carne, frutos do mar, ovos e produtos lácteos. Zinco: Um importante mineral, abundante na carne de porco. É essencial para um saudável do cérebro e do sistema imunitário.

Embutidos
Ainda na promessa de comidas fáceis, a indústria também estimula o consumo dos embutidos: carnes em lata, sardinhas, salsichas, salame, entre outros. Todos eles contam com alto teor de gordura saturada, além de mais sal e conservantes em comparação à carne natural. Logo, fazem mal à saúde.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Mas, e aí, qual é mais saudável? Quando comparamos a carga nutricional das variedades, a linguiça de frango acaba ficando na frente, por conta de a carne ser, naturalmente, bem menos gordurosa.

Salsichas contém um pigmento vermelho chamado “haems”, que, uma vez no intestino, pode irritar ou danificar as células que o revestem, o que pode levar a eles a divisão mais rápida – exatamente o tipo de ação que tem mais chances de aumentar o risco de desenvolver câncer.

Lingüiça Calabresa: É o produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa submetidas ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

A calabresa é um tipo de linguiça de sabor picante bastante utilizada em vários pratos na culinária, porém é considerada por algumas pessoas como um alimento remoso. O que significa, que em casos de ferimentos no corpo, seja por uma cirurgia, piercing ou tatuagem, o alimento está proibido.

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

A linguiça é uma carne pouco curada ou defumada. Caso ela seja mais curada, vira salame. Já a salsicha é quando a carne é emulsionada antes de embutir. “A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Portanto, evite salsichas, linguiças, mortadela, presunto e afins. Prefira o peito de peru ou blanquet na versão light, mas não faça disso um hábito diário.

A salsicha passa por um processo de cozimento chamado de pasteurização, que se dá com a temperatura de 75°C. Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la.

Quantidade recomendada. De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal. Essa quantidade equivale a cerca de 2 fatias de bacon, 2 fatias de presunto ou 1 salsicha por dia, por exemplo.

A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.

Outros perigos dos embutidos para a saúde
A linguiça calabresa faz parte do grupo dos embutidos, que são considerados um dos tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde. Isso precisa ser um alerta vermelho para qualquer pessoa, queira ela emagrecer/não engordar ou não queira.

Sim, por mais fina que a pele seja é fundamental retirar antes de consumir. Isso porque, diferentemente da linguiça toscana, que é feita com tripas artificiais ou naturais próprias para consumo, a calabresa não.

Linguiças consumidas com moderação e equilíbrio são importantes fontes de proteínas, mas em excesso podem causar obesidade e aumento do colesterol devido ao seu alto teor de gordura saturada.

Opções de frutas, legumes e verduras dividem as opiniões de nutricionistas, e a pergunta “Qual o alimento mais saudável do mundo?” não possui consenso entre especialistas, nem de perto. Segundo a nutricionista Michele Abreu, o alimento mais saudável e completo do mundo é o leite materno.