O que é poesia e prosa?

Perguntado por: shilario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

Principais características da prosa
Frases em linhas contínuas; Palavras usadas no sentido de seus significados – denotativos e literal (ao contrário da poesia que inventa sentidos novos para palavras); Não se sujeita à estrutura, métrica, rima e ritmo; Expressa um pensamento racional, analítico e objetivo.

A prosa é considerada um gênero textual da Língua Portuguesa, cujo tipo de texto escrito não apresenta preocupação com estética, rimas ou figuras de linguagem.

Tipos de prosa

  • Romance: narrativa longa.
  • Novela: narrativa de tamanho intermediário entre o conto e o romance.
  • Conto: narrativa curta.
  • Crônica narrativa: pequeno relato associado a uma temática atual.
  • Poema narrativo: história escrita em versos.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Verso é cada linha que compõe as estrofes de uma poesia. A poesia se caracteriza por ter métrica, ritmo e rima. Por sua vez, a prosa é um texto escrito num estilo natural, sem métricas, ritmo ou rimas.

São linhas de um poema
Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas. A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso.

História. Enquanto a poesia surgiu nos primórdios da atividade literária, a prosa desenvolve-se na Idade Média.

Já a prosa é caracterizada por quatro tipos diferentes: urbana, regionalista, histórica e indianista.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).

Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente.

Para transformar um poema em prosa basta reescrever aquilo que o poema contém em forma de uma narrativa, uma história, com um começo, um meio e um fim, e cujo objetivo maior não é organizar as palavras em formas pré-definidas, mas sim transmitir informações.

A prosa divide-se em dois grupos: os narrativos e os demonstrativos.

A poesia romântica é dividida em três fases: o indianismo possui caráter nacionalista, o ultrarromantismo está associado ao sofrimento amoroso e à morbidez, e o condoreirismo apresenta crítica sociopolítica. Já a prosa romântica é composta por romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.

A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.

O que é poesia:
É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela. Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Prosa é a estrutura textual organizada em linhas contínuas e parágrafos. Diferentemente do poema, na prosa não há quebra de linhas, característica marcante dos textos escritos em versos. Na prosa não há versos.