Qual é a diferença entre prosa e verso?

Perguntado por: omello . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Verso é cada linha que compõe as estrofes de uma poesia. A poesia se caracteriza por ter métrica, ritmo e rima. Por sua vez, a prosa é um texto escrito num estilo natural, sem métricas, ritmo ou rimas.

Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.

Prosa é a estrutura textual organizada em linhas contínuas e parágrafos. Diferentemente do poema, na prosa não há quebra de linhas, característica marcante dos textos escritos em versos. Na prosa não há versos.

Tipos de prosa e suas classificações. Uma prosa pode ser narrativa, quando compreender história ou ficção, e demonstrativa, quando abranger a oratória e a didática como tratados, ensaios, diálogos e cartas.

Características da prosa
Recorre a um discurso livre, direto e linear; Utiliza predominantemente uma linguagem denotativa e literal; Expressa um pensamento racional, analítico, objetivo e real; Não está sujeita à estrutura, rima, ritmo e musicalidade da poesia.

São linhas de um poema
Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas. A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui. O verso compõe a estrofe, que é nomeada segundo a quantidade de versos que ela apresenta.

O verso, por outro lado, é aquela forma de escrever que não usa a folha toda, ou seja, a ideia é passada em pedacinhos que, juntos, fazem sentido, forma frases e, por fim, um poema, o qual pode conter ritmo.

O que é prosa? A prosa, como visto acima, é uma estrutura básica utilizada principalmente dentro do gênero narrativo-épico para contar histórias. Ou seja, ela é uma forma escolhida pelo escritor para escrever uma narrativa. A principal característica de uma história em prosa é que ela tem parágrafos.

A forma [prosa]pode ser [adjectivo de dois géneros adjetivo de dois géneros ] , [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de prosar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de prosar] .

Um poema de 14 versos é o que chamamos de “soneto”. Existem quatro tipos de sonetos. O soneto petrarquiano apresenta dois quartetos e dois tercetos. O soneto shakespeariano apresenta três quartetos e um dístico.

Já a prosa é caracterizada por quatro tipos diferentes: urbana, regionalista, histórica e indianista.

A prosa divide-se em dois tipos básicos: a narrativa e a demonstrativa. A prosa narrativa, compreende a histórica e de ficção, enquanto a prosa demonstrativa reúne a oratória e a prosa didática (tratados, ensaios, diálogos e cartas).

A prosa é o estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional porque a linguagem predominantemente está no discurso analítico, objetivo, real e pouco ambíguo. É, em resumo, o texto corrido. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa.

A prosa de 1930 é chamada de Neorrealismo pela retomada de alguns aspectos do Realismo-Naturalismo, contudo, com características particulares preservadas.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

Alguns poemas de forma fixa muito utilizados pelos poetas são: Soneto: formado por 14 versos, sendo que dois deles são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois são tercetos (conjunto de três versos). Trova: formado por uma estrofe com quatro versos heptassílabos (com 7 sílabas poéticas).

Na poesia e na Literatura, o verso representa cada linha de uma poesia, correspondendo a uma frase única. Por sua vez, a estrofe corresponde ao conjunto de versos, de modo que o número desses pode variar de estrofe para estrofe.

Verso é cada linha que compõe as estrofes de uma poesia. A poesia se caracteriza por ter métrica, ritmo e rima. Por sua vez, a prosa é um texto escrito num estilo natural, sem métricas, ritmo ou rimas.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro. Leia também: O que é poema?