O que é possível observar no microscópio óptico?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O microscópio óptico é utilizado para a observação de células vivas ou mortas (preferencialmente após fixação e coloração) cujas medidas encontram-se abaixo de 0,1mm. Entre elas temos células dos organismos eucariotos, as bactérias, os ovos de vermes e muitas estruturas dos seres vivos.

Os vírus são frequentemente chamados de “o inimigo invisível”. Eles não são visíveis a olho nu, ou mesmo usando um microscópio óptico padrão.

O microscópio é um instrumento que amplia objetos minúsculos, produzindo uma imagem na qual o objeto aparece maior. A maioria das fotografias de células é tirada usando-se um microscópio, e essas fotografias também podem ser chamadas de microfotografias.

A microscopia é o estudo dos objetos através de um microscópio. Os microscópios são instrumentos que permitem a magnificação de objetos muito pequenos, geralmente menores que o tamanho do olho humano. A maioria das pessoas usa microscópios para observar amostras biológicas, como células e tecidos.

É um instrumento usado para ampliar, com uma série de lentes, estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nu. É constituído por um componente mecânico que suporta e permite controlar um componente óptico que amplia as imagens. Palavras-chave: Microscópio ótico.

O microscópio biológico pode ser usado para visualizar uma variedade de amostras, algumas das quais incluem: células sanguíneas, células da bochecha, parasitas, bactérias, algas, tecidos e seções finas de órgãos.

A resolução mínima de um microscópio ótico é de 0,2 µm, ou seja, se estivermos visualizando duas bactérias e a distância entre elas for menor do que isso, veremos uma sobre a outra, como se fossem uma única bactéria; se a distância for igual ou superior, seremos capazes de enxergar as duas bactérias no plano da lâmina.

O Microscópio Óptico usa lentes para formar uma imagem do objeto em questão, enquanto o Microscópio Eletrônico utiliza feixes de elétrons que passam pelo objeto sendo estudado. Isso significa que a resolução possível com um microscópio eletrônico pode ser muito maior do que com um microscópio óptico.

microscopia eletrônica

Vírus só através de microscopia eletrônica.

Não adianta tentar o microscópio: o que torna um objeto visível é a maneira como reflete as ondas de luz, mas os átomos são tão menores do que o comprimento de onda de luz visível que os dois não interagem. Ou seja, os átomos são invisíveis até para a luz.

O menor objeto que pode ser visto neste microscópio luminoso é o que apresenta um diâmetro de, aproximadamente, 0,2um. Aumentos acima do PR não seriam adequados, pois a imagem, embora maior, seria menos distinta e com aparência pouco nítida, reduzindo também a área visível (campo).

As células vegetais possuem organelas com funções bem definidas, sendo possível observá-las através do microscópio, o que permite definir a sua importância e função.

Microscópio é capaz de visualizar moléculas usando elétrons em vez de luz.

Microscópio de campo escuro
Isso cria um fundo escuro e as estruturas biológicas aparecem como áreas iluminadas. Esse tipo de microscópio é útil para observar organismos vivos sem a necessidade de coloração.

O Microscópio Óptico
O olho humano é capaz de enxergar apenas a faixa da luz visível do espectro da radiação eletromagnética, da mesma forma que só consegue perceber objetos que estejam a uma distância mínima aproximada de 0,25 mm.

Poder de resolução
O limite de resolução do olho humano é em torno de 0,2 mm. O melhor microscópio óptico possui limite de resolução de 0,2 mm.