Quais sintomas clínicos Um médico pode observar para identificar uma doença mitocondrial?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Sintomas da doença mitocondrial

  • Atraso no desenvolvimento;
  • Retardo mental;
  • Epilepsia;
  • Autismo;
  • Enxaquecas frequentes;
  • Demência.

O diagnóstico da disfunção mitocondrial é feito a partir de uma combinação de observações clínicas, avaliações laboratoriais (coenzima Q10, RDW, LDH), imagens cerebrais e biópsia muscular, dentre outros testes (Parikh et al., 2014).

O QUE SÃO DOENÇAS DE DISFUNÇÃO MITOCONDRIAL?

  • POR QUE AS MITOCÔNDRIAS SÃO TÃO IMPORTANTES? ...
  • Doenças neurodegenerativas. ...
  • Diabetes. ...
  • Insuficiência Cardíaca. ...
  • Síndrome de Fadiga Crônica. ...
  • Possíveis sinais e sintomas de disfunção mitocondrial.

O síndrome de depleção do DNA mitocondrial (SDM) é um grupo clinicamente heterogéneo de doenças mitocondriais caracterizadas por uma redução do número de cópias do mtDNA nos tecidos afectados, na ausência quaisquer mutações ou rearranjos. Assim, pensa-se que o SDM seja um processo primário.

Dentre as características das mitocôndrias, podemos destacar sua membrana dupla e um DNA próprio. As mitocôndrias apresentam pequenas moléculas de DNA, que se apresentam como filamentos duplos e circulares, carregando alguns genes que são transmitidos para as organelas filhas após a sua reprodução (fissão).

De forma geral, os sinais e sintomas que se apresentam na doença mitocondrial são fraqueza e perda de coordenação muscular, uma vez que os músculos necessitam de grande quantidade de energia; alterações cognitivas e degeneração do cérebro; alterações gastrointestinais, quando há mutações relacionadas com o sistema ...

O diagnóstico de miopatia mitocondrial quase sempre é suspeitado na presença de oftalmoplegia, o que não ocorre quando predominam sinais e sintomas de acometimento do sistema nervoso central(5). Na síndrome de Kearns-Sayre ou SKS, as crianças são normais ao nascimento.

Quando as mitocôndrias não funcionam corretamente, pode haver o acúmulo de um resíduo denominado ácido lático na corrente sanguínea (um quadro clínico denominado acidose láctica). Esse acúmulo de ácido láctico pode ajudar a diferenciar entre um distúrbio mitocondrial de outras doenças metabólicas.

De acordo com a especialista, é possível prevenir o desgaste precoce dessas organelas por meio da alimentação. “É importante que a dieta seja o mais natural possível, com baixa ingestão de açúcar e rica em gorduras boas, que ajudam a potencializar a função mitocondrial.

Para proteger as mitocôndrias, opte por alimentos ricos em carnitina, complexo Becoenzima Q10 como salmão, brócolis, castanhas, maçã, frutas cítricas, quinoa e cereais. A própria atividade física pode ser inimiga das mitocôndrias, já que o alto consumo de oxigênio durante os exercícios promove a oxidação das células.

Este exame tem utilidade no diagnóstico da cirrose biliar primária (CBP), uma vez que anticorpos antimitocôndria (AMA) são detectados em mais de 95% dos portadores dessa doença. O principal antígeno mitocondrial contra o qual os auto-anticorpos são dirigidos é a subunidade E2 do complexo PDH.

Fadiga. Se as mitocôndrias não estão funcionando eficientemente na reciclagem ou produção de ATP, as células ficam sem energia muito rapidamente e isso causa sintomas de fraqueza e baixa resistência.

Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.

A atividade respiratória mitocondrial interfere nos valores do potencial elétrico de MMI e pode ser alterada utilizando-se diferentes estratégias, incluindo, maior disponibilidade de substratos, estresse oxidativo, desacoplamento mitocondrial e restrição calórica.

A Síndrome de Leigh e a Síndrome de Kearns-Sayre podem ser citadas como exemplos de doenças geradas por mutações pontuais e deleções, respectivamente, no DNA mitocondrial.