O que é pressupostos extrínsecos do recurso?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

2. Pressupostos recursais extrínsecos são aqueles relativos ao exercício do direito de recorrer, isto é: existindo o direito de recorrer pelo preenchimento dos pressupostos intrínsecos, deve-se observar os requisitos para a “validade” do recurso interposto.

Os pressupostos recursais podem ser divididos em intrínsecos ou subjetivos (dizem respeito à pessoa do recorrente, mais precisamente à legitimidade, interesse e capacidade para recorrer), e extrínsecos ou objetivos que são os pressupostos relacionados à questão processual.

Requisitos Extrínsecos
São requisitos de admissibilidade extrínsecos dos recursos, por sua vez, a tempestividade, o preparo e a regularidade formal.

Os requisitos extrínsecos são:

  • Tempestividade;
  • Regularidade formal;
  • Preparo (pagamento de custas).

São pressupostos intrínsecos: legitimidade, capacidade e interesse. Legitimidade – o recurso pode ser interposto pela parte vencida, por terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, conforme dispõe o artigo 499 do CPC, aplicável subsidiariamente ao processo do trabalho, abaixo transcrito: Art. 499.

É requisito extrínseco que o recurso seja interposto dentro do prazo fixado em lei, caso contrário, se ultrapassar o prazo recursal, acarreta na denominada preclusão temporal.

Os pressupostos processuais objetivos extrínsecos também são chamados de pressupostos processuais negativos, pois são fatores externos à relação processual, cuja existência, se verificada, invalidam o processo. Assim, os pressupostos negativos precisam ser ausentes para que um processo seja válido.

São três os pressupostos processuais intrínsecos:
(A) juiz competente, capacidade postulatória e litispendência.

Os pressupostos intrínsecos são aqueles que dizem respeito à decisão recorrida em si mesma considerada. Para serem aferidos, leva-se em consideração o conteúdo e a forma da decisão impugnada.

Em síntese são quatro os pressupostos objetivos dos recursos: cabimento, adequação, tempestividade, fatos impeditivos e extintivos.

E seriam pressupostos genéricos objetivos: a) existência de previsão legal do recurso; b) adequação; c) tempestividade; d) regularidade formal; e) preparo.

Os pressupostos extrínsecos são: tempestividade, regularidade formal, depósito recursal e custas processuais, demonstração das hipóteses das alíneas do art. 896 da CLT, prova da divergência jurisprudencial e procuração.

Os pressupostos subjetivos são relativos a quem pode recorrer, em síntese, é quem tem a legitimidade e interesse de recorrer, a saber: Ministério Público, réu, seu procurador, querelante e o ofendido.

Para que o recurso seja conhecido, necessário se faz a observância dos seguintes pressupostos extrínsecos e objetivos, quais sejam: a recorribilidade do ato, a adequação, a tempestividade, a representação e o preparo.

Os requisitos de admissibilidade se dividem em duas categorias, segundo a lição de Barbosa Moreira (2003): os intrínsecos ou subjetivos e os extrínsecos ou objetivos, nos quais os primeiros são inerentes à existência do direito de recorrer e os segundos são relativos ao exercício do direito de recorrer.

Em atenção aos pressupostos extrínsecos recursais, encontra-se a tempestividade (art. 1.003 , CPC ), que significa o prazo para interposição de determinado recurso....Outro pressuposto extrínseco a ser analisado é a singularidade, também conhecida como unicidade ou unirrecorribilidade.

Uma frase pode ter vários pressupostos e subentendidos, sendo que neste último caso, os subentendidos dependem da interpretação que cada indivíduo consegue fazer. Na frase: "O João não pode mais dirigir um carro", o pressuposto é que o João antes dirigia um carro.

Os requisitos são divididos em extrínsecos e intrínsecos. Os extrínsecos são os requisitos fora do conteúdo, como por exemplo a rubrica do magistrado em todas as folhas, a data, a assinatura. Os requisitos intrínsecos se referem somente ao conteúdo da sentença: relatório, fundamentação e disposição/conclusão.

Os fatos impeditivos são aqueles que surgem anteriormente à interposição do recurso, sendo a renúncia do direito de recorrer a principal elucidação deste tipo de fato que impede a parte de recorrer.... A desistência e o não pagamento do preparo são exemplos de fatos extintivos do direito de recorrer.

DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADES O apelante é parte legitima, com interesse sucumbencial, devidamente representado, conforme se verifica, portanto, preenchido os pressupostos objetivos e subjetivos...de admissibilidade. 3.