O que é que a baleia come?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.

Para nutrir seus imensos corpos, algumas espécies de baleia usam a técnica de "alimentação estocada", em que abrem as suas mandíbulas e engolem água do oceano para, em seguida, empurrar a água para fora da boca enquanto uma bolsa na sua garganta se esvazia e pequenos peixes ficam presos nas suas barbatanas.

O mamífero, que é capaz de comer até 2,5 mil quilos de peixe por dia, aparece “enganando” suas presas para conseguir capturar o maior número possível delas. O vídeo foi registrado na costa nordeste de Vancouver, no Canadá, e faz parte de um estudo que tenta entender como as baleias se comportam na hora da caça.

Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.

Mas, afinal, consumir carne de baleia oferece perigos à saúde? A resposta é sim. Além de tal violação ser configurada como crime ambiental, há risco de contaminação por bactérias que, em muitos casos, pode levar à morte, segundo especialista ouvido pelo UOL.

Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.

Elas não possuem uma boa visão, localizando-se através do eco de seus sons agudos soltados na água. 5. Seus batimentos cardíacos são tão fortes que podem ser escutados a 3 quilômetros de distância.

Os filhotes ao sentirem necessidade de mamar tocam suavemente sua mãe, e mantendo-se próximo a ela, dobram sua língua em forma de U para canalizar o leite, em seguida, através de contrações do abdômen a mãe jorra este leite que possui grande concentração de gordura (cerca de 40%), o que impede que o mesmo se misture ...

Apenas os machos da baleia-jubarte cantam, realizando suas vocalizações predominantemente durante a temporada de acasalamento e ao longo das rotas de migração. Suspeita-se que a finalidade das canções é a de auxiliar na seleção sexual.

É encontrada em todos os principais oceanos, das águas polares às tropicais. A espécie está ausente somente nas águas próximas aos blocos de gelo dos pólos norte e sul e áreas relativamente pequenas de águas afastadas do alto mar. A maior densidade populacional da baleia-comum ocorre em águas frias e temperadas.

A baleia-azul não possui dentes, mas uma estrutura que lembra uma franja, a qual garante a filtração da água e a retirada das presas.

A carne de baleia foi muito popular no Japão depois da II Guerra por causa da escassez de comida. Era servida na forma de sashimis, hambúrgueres e almôndegas. Mas o consumo tem caído nas últimas três décadas. Hoje, a maioria é contra a caçada a esse animal e não percebe diferenças entre sua carne e a dos peixes.

O volume da ejaculação – estimado em 20 litros – é impressionante, assim como o peso de cada um dos testículos: 45 a 68 quilos.

Embora seja comum em restaurantes de países asiáticos como o Japão, o consumo de carne de baleia é proibido no Brasil pela Lei nº 7.643, de 18 de dezembro de 1987. Quem comer pode responder por crime ambiental, pagar multa e ser preso por até cinco anos.

As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.

Krill - o alimento base das baleias
Por este motivo, são a base da alimentação das baleias e de muitos outros predadores marinhos.

Segundo um estudo feito por cientistas chineses, assim é a vida de algumas espécies de baleias e golfinhos que percebem apenas o gosto salgado.

O produto é muito valorizado por ser usado na fabricação de perfumes. Cada quilo de âmbar cinza pode chegar a custar cerca de R$ 260 mil. Como ele achou 30 kg da substância, pode chegar a arrecadar mais de R$ 7,5 milhões com a venda.