Qual é o masculino de baleia?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Particularmente, a palavra baleia é usualmente atribuída aos dois sexos do animal (usa-se baleia macho), porém, encontra-se em dicionários o termo “caxarela” que designa o macho do animal.

Os nomes epicenos possuem um único género para designar animais de ambos os sexos, e para estabelecer o contraste de género pode recorrer-se à composição morfossintáctica, acrescentando-se as palavras macho ou fêmea. Assim, para a palavra tubarão, o feminino é tubarão-fêmea.

É um substantivo que admite o plural em –ões (gaviões) e o feminino em –ã e em –oa: gaviã e gavioa.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoformigaformighe
Feminino
Comum aos dois géneros/gênerosformigaformighe

Voz: A ema só vocaliza na época do acasalamento. No tempo da reprodução, o macho emite um urro forte, produzindo um som profundo e potente, ouvido de longe, ventríloquo, bissilábco: “bu-úp”(“nan-dú”), lembrando o bramido de um boi. Enche o peito com bastante ar emitindo depois o urro de bico fechado.

Significado de Ema
Voz: grasna, ronca.

P8. Há o aumentativo de 'baleia'? - R: Certamente só na forma analítica: baleia enorme.

Baleinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Durante muito tempo considerada um peixe, a baleia é um mamífero que pelo seu tamanho e forma foi considerada uma deusa do mar. Enquanto divindade, a baleia é um símbolo de renascimento associada ao facto de ser também um suporte do mundo.

Jabuti – segundo o "Dicionário Aurélio", o feminino é jabota. Diz ele assim: “A fêmea, chamada jabota, é maior que o macho, chamado carumbe ou jabuti-carumbé.” Como vemos, jabuti é o encurtamento da designação jabuti-carumbé. Papagaio – O feminino é papagaia.

ti·gre·sa |ê| 1. Fêmea do tigre. 2.

Após uma análise genética, cientistas descobriram que uma espécie de tubarão consegue gerar filhos sem a necessidade de um parceiro. A espécie tubarão-zebra se auto-engravidou através da partenogênese, forma de reprodução assexuada em que o óvulo se desenvolve em um embrião sem a necessidade da fecundação.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininozebrazebras

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinobúfalobúfalos
Femininobúfalabúfalas
Comum aos dois géneros/gêneros

Quando o casal está em vôo de patrulha territorial, um responde ao outro durante vários minutos. Além desse chamado, possui um grito de alerta característico, emitido assim que qualquer intruso chega ao território. A transcrição desse alarme é “pinhé”, dado de forma rápida e clara.

Os filhotes ao sentirem necessidade de mamar tocam suavemente sua mãe, e mantendo-se próximo a ela, dobram sua língua em forma de U para canalizar o leite, em seguida, através de contrações do abdômen a mãe jorra este leite que possui grande concentração de gordura (cerca de 40%), o que impede que o mesmo se misture ...

Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.

A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d'água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.