O que é repetição e exemplos?

Perguntado por: ymodesto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

É quando uma palavra ou conjunto de palavras do final de uma frase ou oração repetem-se no inicio da seguinte frase ou oração e assim sucessivamente: Amar é sonhar, sonhar é viver, viver é curtir, curtir é amar.

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.

Ato de dizer várias vezes: 1 reiteração, iteração. Ato de voltar a acontecer: 2 bis, recorrência, reincidência.

A repetição intencional de um mesmo item lexical também pode favorecer a coesão textual por enfatizar uma ideia, mantendo-a em foco. Nesse caso, a repetição confere ênfase e força argumentativa ao enunciado, visando conseguir a adesão do leitor ou do ouvinte.

Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

Significado de Repetição
substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir.

Pleonasmo vicioso:
A Repetição fora da Literatura é conhecida como “Redundância” ou “Pleonasmo Vicioso” e é um erro, um vício de linguagem. É dizer a mesma coisa duas vezes. É a repetição de algum termos ou ideia na frase.

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.

Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.

1. raro, isolado, eventual.

Que se repete muitas vezes: 1 constante, repetido, continuado, seguido, contínuo, crebro, iterado, reiterado, sequente, sucessivo. Que é constante: 2 assíduo, amiudado, vulgar, regular, comum, contumaz, costumeiro, cotidiano, habitual, ordinário, periódico, presente, recorrente, rotineiro, usual.

O contrário de Repetir é: Principais antônimos de repetir: 1. desistir.

As repetições se referem ao número de vezes que você repete determinado movimento ou exercício, como fazer 15 agachamentos seguidos. Já as séries dizem respeito ao número de vezes que determinado exercício é realizado.

Em resumo, completar várias repetições de um exercício específico, em sequência e sem interrupção, é a série. Uma série de flexões de braço pode ter 15 repetições, por exemplo.

Uma das formas de evitar a repetição de palavras no texto é por meio da substituição, que pode ser feita por intermédio da pronominalização ou por intermédio de sinônimos. Você sabe o que é coesão textual? Trata-se de um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto.

Polissíndeto é a figura de linguagem caracterizada pela repetição de conjunções. Esse recurso muitas vezes gera um efeito de intensificação no enunciado. Polissíndeto é a figura de linguagem que utiliza repetidamente uma conjunção de modo a intensificar o efeito do discurso.

Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

Uma das principais razões que mantém as pessoas na compulsão a repetição, é uma espécie de esperança , de obter alguma coisa com aquele comportamento , que na maioria das vezes nunca vem, ou vem de uma maneira insatisfatória.