Por que há repetição da palavra?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Como dissemos, a falta de conhecimento de alternativas que tenham o mesmo significado ou transmitam a mesma ideia é um dos maiores motivos da repetição de palavras.

Por que uma palavra repetida muitas vezes perde o sentido? Basicamente porque o seu cérebro desiste de atribuir um sentido à ela – e começa a prestar atenção apenas no som.

A ecolalia pode ser um sintoma de vários distúrbios, como demência, lesão cerebral e esquizofrenia, mas é mais comum no autismo. Nas crianças com autismo, a ecolalia pode ser uma das primeiras maneiras de usar a fala para se comunicar.

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.

A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.

1. Tornar a dizer ou fazer o que já se disse ou fez ou o que outrem disse ou fez. 2. Reflectir , repercutir.

A repetição é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a aprender e dominar habilidades, conteúdo ou qualquer coisa que deseja memorizar. Quando alguém tem aulas de piano, receberá uma série de exercícios para repetir. Essas tarefas geralmente são escalas e arpejos.

Algumas pessoas acreditam que serão ouvidas por Deus ao repetir as mesmas palavras várias vezes. Tais pessoas repetem a mesma oração de forma decorada e nem pensam mais no sentido do que estão dizendo. A oração se tornou mecânica. Atualmente, esse tipo de oração é chamada de reza.

A repetição de palavras é um problema que empobrece seu texto. Além de tornar a escrita desinteressante, também indica pobreza vocabular do redator.

Repetições excessivas causam desconforto à leitura e dificultam a transmissão de ideais. Em outras palavras, não cumprem bem o objetivo de comunicar, porque criam obstáculos para o leitor.

A afasia é um problema que afeta tanto a linguagem oral quanto a linguagem escrita. A pessoa com afasia pode ter dificuldades para falar e para compreender a fala dos outros e, também, dificuldades para escrever e para ler.

A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.

Pode ser sim. O discurso repetitivo é uma parte extremamente comum no desenvolvimento da linguagem, e geralmente é visto em crianças que estão aprendendo a se comunicar.

Que se repete muitas vezes: 1 reiterativo, reiterado, recorrente, frequente, constante, contínuo, continuado, seguido, amiudado, insistente, reincidente, repetitório, iterativo, frequentativo, crebro.

Por volta de 2 anos de idade, a maioria das crianças com desenvolvimento típico passa a apresentar esse comportamento, e ele aumenta de frequência e vai reduzindo até estar praticamente extinto aos 2 anos e meio.

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.