O que é rubrica em um texto teatral exemplo?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

As rubricas (também chamadas “indicações de cena” e "indicações de re- gência") descrevem o que acontece em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que ela transcorre.

As Rubricas ou Indicações ficam em linhas separadas colocadas entre parênteses e escritas em itálico, afastadas da margem esquerda uma meia dúzia de espaços (endentação). Podem também ficar no centro, ou cair em meio à fala. A micro-rubrica objetiva antecede a subjetiva, quando houver.

As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações. Rubrica também corresponde a uma anotação em vermelho, nos livros religiosos, para orientação litúrgica.

Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.

Estrutura dos Textos Teatrais

  1. Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  2. Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  3. Clímax: momento de maior tensão do drama.
  4. Desfecho: desenlace da ação dramática.

Existem vários tipos de rubricas que implicam 2 escolhas na sua elaboração: holísticas ou analíticas; orientadas a uma tarefa específica ou genéricas. As rubricas holísticas dão-nos uma ideia global do desempenho do aluno numa determinada tarefa, há uma avaliação única de toda a tarefa no seu conjunto.

Os 4 itens da avaliação por rubricas
Dimensões da tarefa: os aspectos que serão avaliados; Escala de desempenho: deve trazer os diferentes níveis de desempenho, inclusive intermediários; Descrição dos níveis de desempenho: breve explicação sobre o que a turma precisa fazer para atingir cada um dos níveis.

- A utilização de rubricas tende a melhorar o desempenho dos alunos, uma vez que permite que o professor explicite de modo claro e oportuno, aos alunos, o que se espera deles. Com isso, os estudantes podem direcionar seus esforços de modo muito mais eficaz.

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

Como utilizar a avaliação por rubricas
Na sua montagem, o professor deve estabelecer critérios objetivos para facilitar a compreensão do aluno. Nesse sentido, outra dica é compartilhar as rubricas com a turma antes do início do projeto. Dessa maneira, os estudantes terão mais controle do processo de aprendizagem.

Uma Rubrica é uma ferramenta de avaliação para comunicar expectativas de qualidade. Rubricas são tipicamente compostas de linhas e colunas. As linhas são usadas para definir os diversos critérios sendo utilizados para avaliar uma tarefa. As colunas são usadas para definir níveis de desempenho para cada critério.

1 assinatura, autenticação, chancela, firma, jamegão, subscrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apontamento: 2 anotação, apontamento, comentário, lembrete, nota, observação.

Em síntese, a rubrica é a abreviação de uma assinatura. Seu uso visa fortalecer a validade jurídica de contratos com muitas folhas: as primeiras páginas são assinadas com a rubrica e a última página é assinada com o nome completo.

Você conhece a avaliação por rubrica? Também chamada de rubrica de avaliação ou rubrica avaliativa, ela propõe uma nova forma de avaliar os alunos, diferente do que acontece com as notas tradicionalmente distribuídas de acordo com o desempenho de cada um nas atividades.