O que é sacarose de cana?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A sacarose, conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce. A sacarose é encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar.

A sacarose e alimentos contendo sacarose não são proibidos para as pessoas com diabetes, uma vez que esta não aumenta a glicemia mais do que outros carboidratos, quando ingerida em quantidades equivalentes. Dessa forma, pode ser inserida no contexto de uma alimentação saudável2.

Sacarose

  • Açúcar cristal – 99,3% de sacarose;
  • Açúcar refinado – 98,5% de sacarose;
  • Açúcar moído – 98% de sacarose;
  • Açúcar mascavo – 90% de sacarose;
  • Açúcar em cubos – 98% de sacarose;
  • Açúcar cande – 99% de sacarose;

A sacarose é encontrada em muitos alimentos, incluindo sorvetes, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes, conservas de frutas, carnes processadas, cereais matinais e ketchup.

O consumo excessivo de sacarose faz mal também aos seus dentes porque promove a cárie dentária. A sacarose fornece um banquete para as bactérias da boca, que convertem parte do açúcar em ácidos que corroem a cobertura protetora do esmalte dos dentes.

O maior problema que pode ser causado pelo excesso de açúcar é a obesidade. Essa doença, considerada por muitos estudiosos como uma epidemia mundial, é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças graves, como problemas cardiovasculares, diabetes, cânceres e hipertensão.

Andréa de Aquino explica: “quando ingerimos sacarose em excesso, o pâncreas fica sobrecarregado (a insulina é um hormônio que transforma sacarose em glicose). A glicose em excesso, não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade”.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

açúcar demerara

O açúcar demerara faz parte da lista de produtos considerados mais saudáveis. Isso porque ele tem mais nutrientes do que o açúcar refinado e se aproxima, inclusive, dos valores nutricionais do açúcar mascavo. Juliana explica que ele é retirado diretamente do melado de cana.

Coma frutas com casca para baixar a glicose
Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte. Prefira sempre as frutas com a casca.

Produto da fotossíntese das plantas, com a formação de carboidratos a partir de dióxido de carbono e água usando a energia do sol, a sacarose é o açúcar principal na seiva de plantas. Está presente em todas as plantas verdes, mas quase todo açúcar comercialmente produzido vem da cana-de-açúcar e da beterraba.

A sacarose é um dissacarídeo formado pela frutose e glicose com uma ligação acetal. Em meio ácido essa ligação é hidrolisada, liberando glicose e frutose.

A sacarose é o “açúcar de mesa”, comumente usado para adoçar o suco e o café. É composto pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose, tornando-se um dissacarídeo. Pode ser encontrado em grande quantidade na cana-de-açúcar e nos açúcares refinado, cristal e o mascavo, por exemplo.

O açúcar da cana-de-açúcar, tão popular no Brasil, cujo nome específico é sacarose, quando digerido, se transforma em glicose e frutose. Já está estabelecido que o excesso de glicose não é bom, mas o que alguns estudos estão demonstrando nos últimos anos é que o excesso de frutose é pior.

"O arroz é rico em carboidrato, e no processo de digestão o carboidrato se transforma em açúcar. Se comermos em grande quantidade, isso irá influenciar no aumento da glicose.

Os diabéticos podem consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas? Não. Os alimentos citados na pergunta têm açúcar do tipo sacarose, em resumo, o maior vilão dos diabéticos. Sem o controle e a compensação, os níveis de glicose podem subir e desencadear uma crise.

Frutas frescas
A manga é uma das frutas com maior teor de sacarose, 9.9 gramas por 100. Abacaxi, pêssego, melão, damasco, laranja e nectarina são outras frutas ricas em sacarose.