O que é ser um cidadão responsável?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

Consideram cidadãos aqueles que têm responsabilidades públicas, inclusive o direito de participar das decisões políticas.

São histórias de atitudes inspiradoras, que nos mostram ser possível, mesmo com a pandemia, termos atitudes e hábitos sustentáveis, em casa, no trabalho, na escola, nos próprios públicos e juntos construirmos a cidade que sonhamos, mais limpa, bonita, saudável, agradável e sustentável.

Ser um bom cidadão significa ir além de seus próprios interesses, demonstrar na prática sua pre- ocupação com a comunidade e reconhecer sua res- ponsabilidade de ajudar a tornar seus lares, escola, vizinhança, país e planeta lugares cada vez melhores para se viver.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

A cidadania ensina aos alunos seus direitos e deveres, tornando-os aptos a cumprir princípios éticos e morais necessários para atuar na sociedade de maneira positiva, por meio do diálogo, do respeito e da colaboração.

A escola deve zelar pela segurança e integridade física e mental dos estudantes. Nesse sentido, possui total responsabilidade para com os casos que acontecem no período de oferta do serviço educacional, até mesmo nas atividades externas.

Para os valores básicos de cidadania, os educadores podem focar em: Cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.

1. Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.

Constituem, portanto, garantias individuais previstas na CF a todo cidadão brasileiro: direito à vida; à liberdade; à igualdade; à segurança; e à propriedade. A inviolabilidade dos mesmos é a garantia de que a relação entre o indivíduo e o Estado se mantém intacta, juntamente com o Estado Democrático de Direito.

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.” Então ter cidadania é não estar marginalizado, e poder ter vida social digna, é ter o direito de participar das decisões do país.

Votar para escolher nossos governantes. Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Educar e proteger nossos semelhantes.

Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. A cidadania expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.

Segundo Dalmo de Abreu Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

  • Ser educado. ...
  • Utilizar os espaços públicos com consciência. ...
  • Respeitar as diferenças e as diversidades. ...
  • Fiscalizar os ambientes ao seu redor. ...
  • Cuidar do meio ambiente. ...
  • Praticar a ética e a empatia. ...
  • Estar disposto a aprender com os outros. ...
  • Votar consciente.

DEVERES são os comportamentos e atitudes que devemos ter para com os outros. Em qualquer relação, temos o dever de: Respeitar a outra pessoa, independentemente do seu sexo, idade, nacionalidade e origens culturais. Aceitar a opinião da outra pessoa, principalmente quando é diferente da nossa.