O que é ser um ministro de louvor?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Se trata de um músico protestante ou católico responsável pela liderança de um ministério de louvor e adoração. Porém algumas vezes ministro de louvor pode se referir a qualquer músico cristão ou não, que é versado ou aspirante ao "dom" do "Ministério do Louvor", sendo este ou não, líder de um ministério de louvor.

Ser levita é exercer uma atividade ligada ao culto de adoração a Deus. E o termo Levita tem se popularizado como a forma como são chamados especificamente os ministros de louvor e músicos evangélicos nas igrejas.

4 Dicas práticas sobre ministrar louvor na igreja.

  1. Evite introduções grandes para as músicas: ...
  2. Usar tonalidades que sejam acessíveis a congregação: ...
  3. Escolher progressões harmônicas que favoreçam a mensagem e melodia da música: ...
  4. Não trazer um modelo de show para igreja:

Tenha pelo menos UMA MÚSICA NOVA no repertório.
Seja uma música nova, seja uma música antiga rearranjada, ou uma releitura de uma canção já conhecida. Sim, a sensação de receber uma lista antes (como pauta de reunião) de músicas que todo mundo já está cansado de ensaiar é bem desanimador.

Aqueles jovens sobreviveram a tudo isso, porque o louvor arrebenta todas as portas e traz toda a libertação que o coração precisa. Em meio às chamas, tempestades, tribulações, provações e situações difíceis que passamos nesta vida, não deixemos de louvar, engrandecer e cantar hinos ao Senhor Nosso Deus!

PEÇA AJUDA A DEUS
Pensando nessa verdade, não há como tentar "excluir" (a palavra é forte, mas intencional) o Deus a quem louvamos disso tudo. Sempre antes de ministrar eu costumo perguntar ao Senhor: "Como o Senhor quer ser adorado? Como o Senhor quer falar aos Teus servos?".

Os LEVITAS são SANTIFICADOS (separados) para levar a arca de Deus (I Cron 15:2): O trabalho reservado para os levitas só poderia ser realizado por eles. Levitas não podem ser qualquer pessoa que apenas tenha um desejo de servir ou fazer algo na casa do Senhor.

Ser levita é receber de Deus um dom. Não só o dom de cantar mas sim o dom de louvar a Deus, de adorar com brados que rompem o céu e chegam diretamente ao trono do Pai. Quando ele louva ele sente a presença de Deus, sabe que está diante do Trono.

Aquele que tem o Dom de Louvor e Adoração tem uma vida de valores elevados, com pensamento “fechado” com a verdade de Cristo, que busca a glória única do seu Senhor. Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Deus Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-nos a graça de conseguir técnica aprimorada em nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos por meio dos sons.

Sugestões para conduzir uma reunião produtiva no Ministério de...

  • 1 – Inicie a reunião orando com todo o grupo: ...
  • 2 -Seja pontual e fiel ao dia e horário: ...
  • 3 -Deixe claro o objetivo da reunião: ...
  • 4- Destine um tempo para ouvir as pessoas: ...
  • 5 – Seja conclusivo: ...
  • Comentários.

Antes de mais nada, é importante saber que dar uma saudação nada mais é do que trazer uma palavra de ânimo à igreja naquela ocasião.
...
E isso pode ser feito de várias maneiras:

  • Leitura de um versículo.
  • Através de um louvor.
  • Por meio de um testemunho.
  • Uma reflexão bíblica.
  • Uma ilustração instrutiva.
  • Etc..

Senhor eu te louvo e te agradeço pela minha vida pela minha saúde pelo dom que tu me deste de viver, Senhor tu és soberano eu só tenho a te louvar pois milagres tu operas é só acreditar em tí Tu só pede que acreditemos na sua infinita bondade, Senhor tu és maravilhoso tu és altíssimo. Amém!

1 – Estar comprometido com o evangelho
O ministro de louvor não pode ser somente um músico na igreja, alguém que seja um funcionário ou qualquer coisa do gênero. Mas sim ser cristão, estar comprometido com o evangelho, saber que o culto que está sendo prestado é para Deus e não para homens.

As principais características do louvor que agrada a Deus, de acordo com o Salmo 51.17, são o espírito quebrantado e o coração contrito.