O que é significa apócrifa?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Texto ou obra que não corresponde ao texto escrito pelo autor ou que tem autoria duvidosa.

10 antônimos de apócrifo para 2 sentidos da palavra. O contrário de apócrifo é: 1 puro, autêntico, verdadeiro.

[ Religião ] Texto ou obra que não tem reconhecimento como autoridade canónica .

DO DOCUMENTO APÓCRIFO. Trata-se de não assinado, apresentado tempestivamente e atendendo todas as formalidades legais. Ocorre que por lapso do Procurador, houve esquecimento da assinatura do referido documento, ato que foi plenamente suprido com a assinatura da peça junto aos autos.

O seu conteúdo oscila entre as lendas, as profecias, o carácter histórico ou apocalíptico, sendo alguns até didáticos. O termo apócrifo, é usado para a coleção de 14 ou 15 livros ou partes de livros, escritos em grego, que foram colocados entre os livros do Velho e do Novo Testamentos.

A torto e a direito aparece em cartas anônimas. Significa sem nome do autor, sem assinatura. Apócrifo é outra história. O texto tem autoria, mas não se sabe se autêntica.

O termo "apócrifo" foi criado por Jerônimo, no quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus Cristo.

Diz-se da obra cuja autoria não é possível atestar, ou porque o seu autor não é responsável pelo texto conhecido e eventualmente adulterado, ou porque a data e/ou o local de edição não são verdadeiros. Originariamente, os apócrifos eram os textos sagrados não divulgados, como o Livro das Sabinas dos Romanos.

Os evangelhos "apócrifos" foram escritos depois dos quatro canónicos com fins ideológicos muito próprios. Apresentam-nos narrativas e sentenças de Jesus substancialmente diferentes das dos canónicos. Eles nascem, naturalmente, para preencher os "vazios" deixados pelos evangelhos canónicos.

Aquele que não tem origem conhecida, que não traz identificação ou assinatura ou que não está autenticado.

O oposto da exegese bíblica é a eisegese, quando a interpretação é feita exclusivamente baseada em teorias subjetivas, sem uma pesquisa ou análise profunda e real do texto.

Nesta edição, estão reunidos evangelhos de Tiago, Tomé, Filipe, Maria, Pedro, Nicodemos, além de fragmentos sobre a infância e a paixão de Cristo, a narrativa de José de Arimateia, o relatório de Pilatos, entre outros.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

1- Sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a procurar em juízo. 2- "São reputados inexistentes os atos processuais praticados por advogado sem procuração nos autos, se não suprida a falta depois de regular intimação".

A revogação de uma procuração ocorre, normalmente, quando o outorgante não julga mais conveniente ser representado pelo outorgado, seja pela perda de confiança, pela vontade de nomear outro procurador, ou pelo desejo de, ele mesmo, praticar os atos antes de responsabilidade do procurador.

A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos.

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).