O que é significa Hidrofilicidade?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

De um ponto de vista mais específico pode-se dizer que hidrofilicidade é a interação apresentada por estruturas polares e a água, que se origina da tendência dessa em aderir a estas estruturas.

Substâncias hidrofílicas: apresentam afinidade pela água. Vale destacar que a substância hidrofílica não necessariamente se dissolverá na água. Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.

Substâncias que não dissolvem-se bem em água são chamadas hidrofóbicas ('medo de água') enquanto que as que o fazem são conhecidas como hidrofílicas ('amantes da água'). Um exemplo de substância hidrofílica é o cloreto de sódio (ordinariamente sal de cozinha).

Superfícies hidrofílicas
Logo, uma superfície hidrofílica apresenta alta molhabilidade e, consequentemente, o valor do ângulo de contato aparente é baixo, sendo menor do que 90º.

Polímeros hidrofóbicos (resistentes à água) são materiais insolúveis em água ou outros solventes polares e incluem acrílicos, epóxis, polietileno, polistireno, policloreto de vinila, politetrafluoretileno, polidimetilsiloxano, poliésteres e poliuretanos.

A base para obter propriedades repelentes à água para os têxteis é a 'hidrofobicidade', que significa 'medo da água' ou 'falta de afinidade com a água'. A repelência à água é alcançada diminuindo a energia da superfície do tecido, para que a água na superfície e não "molhe" o tecido (ou vestuário).

As moléculas hidrofílicas são aquelas que possuem afinidade com a água. Elas se dissolvem na água. Esse tipo de molécula apresenta polaridade. Exemplo: moléculas do cloreto de sódio (sal de cozinha).

As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.

A cabeça hidrofílica dos fosfolipídios em uma membrana bicamada é voltada para parte externa, entrando em contato com o fluido aquoso dentro e fora da célula. Como a água é uma molécula polar, ela prontamente forma uma interação eletrostática (baseada em carga) com as cabeças dos fosfolípidos.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar.

Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.

1. [ Química ] Que tem afinidade química com as gorduras. 2. [ Química ] Que se dissolve nos lípidos .

Hidrofóbico: quer dizer incompatível com a água (hidro = água e fóbico = fobia); Hidrofílico: quer dizer compatível como a água (fílico = busca).

Da mesma maneira, em estudos clínicos, a superfície hidrofílica demonstrou uma osseointegração mais rápida quando comparada com a jateada e o ataque ácido, sendo que o ganho de estabilidade foi 2,24 vezes maior para o implante hidrofílico após cinco semanas da instalação dos implantes em regiões de maxila edêntula11.

Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. Como a água é uma molécula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto à moléculas de carga positiva como de carga negativa.

Os osteoblastos, macrófagos e fibroblastos se aderem nas superfícies rugosas, uma vez que existe maior quantidade de proteínas séricas e fibronectina, favorecendo a osseointegração.