O que é significa magnanimidade?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

substantivo feminino Característica ou particularidade do que é magnânimo (generoso); generosidade. Comportamento de quem é magnânimo; que denota tolerância ou transigência; condescendência. Etimologia (origem da palavra magnanimidade). Do latim magnanimitas.

O homem magnânimo é aquele que realiza o bem das ações, não se fecha em seu próprio individualismo e está voltado para a construção do bem comum. O homem magnânimo é consciente dos seus atos e de sua honra, sem deixar que essa honra se torne fonte de soberba.

Significado de Magnânimo
adjetivo Que demonstra generosidade; que se comporta de modo a ajudar de maneira desinteressada outras pessoas; que revela indulgência: senhora magnânima; discurso magnânimo. Que age com nobreza; bondoso, generoso: ele possui modo de vida magnânimo.

Pensar no outro antes de pensar em si mesmo, ter a capacidade de viver por um Ideal que revela bondade, amabilidade, mansidão, amor extremo que dá a vida por seus amigos. Ser magnânimo é amar com o coração de Deus. É deixar que a inspiração divina ilumine nossas palavras, pensamentos e ações.

De acordo com os ensinamentos de Deus, registrados na Bíblia, o longânime (pessoa que pratica a "longanimidade de Deus") pode parecer aos olhos dos infiéis um fraco, mas na verdade usa-se do discernimento e sensatez para resolver as adversidades sem usar a força física ou de maneira irracional.

O magnânimo de Aristóteles, então, é o homem dos grandes objetivos; magnanimidade pressupõe grandeza e a grandeza conduz à excelência moral. Virtuoso é aquele que presta grandes favores; receber auxílio, ainda que pequeno, é sinal de fraqueza e de distanciamento da vida virtuosa.

Ato ou efeito de duvidar, de sentir desconfiança, hesitação, incerteza.

2 Que tem capacidade de, conhecimento ou competência para realizar bem alguma coisa; apto, capaz, competente.

Que tem grandeza de ânimo; corajoso, generoso; bondoso. Que demonstra paciência, resignação; resignado, conformado.Do mesmo significado de longânime. Etimologia (origem da palavra longânimo).

O que é Afável:
Um indivíduo que causa ou concede prazer, aprazível. Como sentido figurado, a palavra afável é associada intrinsecamente ao ato de praticar o bem, uma pessoa bondosa.

Significado de Cardíaco
adjetivo Pertencente ou relativo ao coração: músculo cardíaco.

2 nobre, elevado, grandioso, pródigo. Que é bom: 3 magnífico. 4 dadivoso, generoso, liberal, munificente, munífico.

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.

A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade.

O vício gera culpa. A virtude gera satisfação. Podemos escolher e, então, substituir vícios por uma série de outros hábitos como aprender música, praticar esportes e se relacionar com pessoas afetivas.

Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

Responsabilizar-se é preferível a ser responsabilizado por outros. Fazer o certo, a partir de uma escolha autônoma, significa fazê-lo porque deve ser feito, e não porque alguém nos vigia. Esse é o norte de quem possui comprometimento ético com seu dever independentemente da opinião alheia.

Sabedoria é questionar, aplicar e ensinar o que a lei diz. Discernimento é saber o que, quando, como, porquê e onde usar a lei.

Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito.