O que é solitude da alma?

Perguntado por: cbarbosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Solitude é um isolamento voluntário. Essa expressão foi muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou o termo à glória e felicidade de estar sozinho. Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

A solitude tem a ver com o equilíbrio entre estar sozinho e estar na presença de outras pessoas. Uma pessoa em estado de solitude desfruta de seus momentos de isolamento, mas sabe que possui relações significativas e que pode contar com a companhia de outras pessoas.

Porque a solitude não dói? A solitude é vista de uma forma muito positiva e leve, como um ato de amor próprio, e que mostra que você sente alegria em estar sozinho. Ao contrário da tristeza de se sentir solitário, momento em que você não consegue aguentar ficar sem outra pessoa.

Solitude é um isolamento voluntário. Essa expressão foi muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou o termo à glória e felicidade de estar sozinho. Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

Como praticar a solitude
Uma leitura, uma meditação, ou qualquer outro momento destinado a permanecer sozinho, com o intuito de olhar para si. Pode até estar na presença de outras pessoas, mas naquele momento é importante estar conectado com seus pensamentos”, ressaltou a profissional.

Dessa forma, percebe o que realmente quer ao identificar seus sentimentos.

  1. Aumenta o autoconhecimento. unsplash. ...
  2. Aumenta a produtividade. ...
  3. Amplia a criatividade. ...
  4. Melhora os relacionamentos. ...
  5. Aumenta a empatia. ...
  6. Contribui com a resolução de problemas. ...
  7. Relaxa.

Ficar sozinho, apreciar e escolher o silêncio, admirar a si mesmo e conhecer o seu interior são algumas das ações mais indicadas para te ajudar a praticar a solitude. Detalharei cada uma delas a seguir.

Solidão: 2 isolamento, solidão, exílio, incomunicação, retiro, retraimento, insulação, retiramento.

Por fim, aqueles que gostam de ficar sozinhos costumam se conhecer de maneira honesta e profunda. Esse traço os torna muito reflexivos e têm uma consciência clara de suas ações e das consequências que podem surgir delas. Além disso, tendo menos dependências, eles tendem a ser mais assertivos.

Passamos grande parte do nosso dia em companhia de outras pessoas, seja para trabalhar, estudar e até mesmo para se divertir, por tanto deve ser normal estar entre pessoas. Querer ficar sozinho de vez em quando é muito normal e até mesmo saudável, mas nunca devemos nos esquecer da importância de se viver em sociedade.

Agora você já compreende que a solidão é o ato de estar sozinho sem escolha, enquanto a solitude significa estar sozinho por vontade própria. Que a solidão passe longe de você, mas que você saiba abraçar os momentos de solitude com criatividade!

“O isolamento social percebido (PSI) [solidão] está ligado ao aumento do risco de doenças crônicas e mortalidade”, explica um estudo de 2015 publicado na PNAS, que mostra uma maior tendência para inflamação e uma menor capacidade para responder contra vírus.

Ficar sozinho permite que você priorize aquilo que você ama, o que é um ponto chave para desenvolvimento pessoal. Você só consegue ser uma pessoa melhor a partir do momento em que você se conhece e sabe o que gosta, o que não gosta, o que consegue adaptar e o que não é aceitável para você.

Passar tempo sozinho pode causar medo em muita gente, o que é compreensível. Ao mesmo tempo, a diferença entre momentos de solitude e solidão é muitas vezes incompreendida. Como psicóloga, estudo a solitude — o tempo que passamos sozinhos, sem interagir com outras pessoas.

  1. Não se isole de tudo e de todos. Se está mais triste, mais ansioso ou mais angustiado e só tem vontade de ficar sozinho, não o faça. ...
  2. Torne-se útil. ...
  3. Sinta-se bem consigo próprio. ...
  4. Tenha hábitos saudáveis. ...
  5. Obrigue-se a fazer atividades sociais. ...
  6. Pratique atividades em grupo. ...
  7. Procure velhos amigos e hábitos. ...
  8. Viva o presente.

Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.

Solitário é alguém que prefere ficar sozinho.
Por outro lado, se você é um solitário porque, digamos, um cônjuge tenha falecido, isso pode ser mais difícil, embora algumas pessoas pensem que ao se tornarem viúvas, continuar sozinho seja a única alternativa.

São autoconscientes
Ser alguém autoconsciente é ser uma pessoa que tem o seu autoconhecimento muito bem desenvolvido.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

O que é Autodidata:
Autodidata é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, utilizado para designar uma pessoa que tem a capacidade de aprender algo por conta própria, sem o auxílio de um professor ou mentor. Alguém que aprende alguma coisa sozinho. Exemplo: "Ela é autodidata em inglês".