O que a psicologia diz sobre solitude?

Perguntado por: omartins2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Solitude é um isolamento voluntário. Essa expressão foi muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou o termo à glória e felicidade de estar sozinho. Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

A solitude tem a ver com o equilíbrio entre estar sozinho e estar na presença de outras pessoas. Uma pessoa em estado de solitude desfruta de seus momentos de isolamento, mas sabe que possui relações significativas e que pode contar com a companhia de outras pessoas.

Ter momentos de solitude contribui para amenizar as influências que esses estímulos têm em nossa forma de pensar. Poder ficar a sós permite o entendimento do que realmente pensamos sobre o que acontece em nossas vidas.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

Solitude é um isolamento voluntário. Essa expressão foi muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou o termo à glória e felicidade de estar sozinho. Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

Ficar sozinho, apreciar e escolher o silêncio, admirar a si mesmo e conhecer o seu interior são algumas das ações mais indicadas para te ajudar a praticar a solitude. Detalharei cada uma delas a seguir.

Como praticar a solitude
Uma leitura, uma meditação, ou qualquer outro momento destinado a permanecer sozinho, com o intuito de olhar para si. Pode até estar na presença de outras pessoas, mas naquele momento é importante estar conectado com seus pensamentos”, ressaltou a profissional.

A meditação pode ser o primeiro passo rumo à solitude (colocar link para outro texto sobre solitude), isso porque a ritual parte da ideia de concentração máxima, preparando o indivíduo para a contemplação. De nada adianta praticar a Solitude em meio às distrações do ambiente de trabalho.

Passamos grande parte do nosso dia em companhia de outras pessoas, seja para trabalhar, estudar e até mesmo para se divertir, por tanto deve ser normal estar entre pessoas. Querer ficar sozinho de vez em quando é muito normal e até mesmo saudável, mas nunca devemos nos esquecer da importância de se viver em sociedade.

Solidão: estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só; isolamento. Ou ainda sentir-se triste e infeliz devido ao isolamento social. E também não necessariamente em sofrimento. Solicitude: boa vontade, desejo de atender da melhor maneira possível a alguma solicitação; empenho, interesse, atenção.

Porque a solitude não dói? A solitude é vista de uma forma muito positiva e leve, como um ato de amor próprio, e que mostra que você sente alegria em estar sozinho. Ao contrário da tristeza de se sentir solitário, momento em que você não consegue aguentar ficar sem outra pessoa.

Por fim, aqueles que gostam de ficar sozinhos costumam se conhecer de maneira honesta e profunda. Esse traço os torna muito reflexivos e têm uma consciência clara de suas ações e das consequências que podem surgir delas. Além disso, tendo menos dependências, eles tendem a ser mais assertivos.

Solidão: 2 isolamento, solidão, exílio, incomunicação, retiro, retraimento, insulação, retiramento.

Solitude está localizada na costa leste de uma península em Haafingar, no extremo noroeste de Skyrim.