O que é sonoridade exemplos?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

substantivo feminino Qualidade daquilo que é sonoro, do que produz sons. Particularidade de certos corpos de emitir sons intensos: sonoridade do bronze. Som harmonioso; som claro e nítido; melodia: a sonoridade do violino.

Ritmo é, pois, uma alternância de sonoridade mais fraca e mais forte, formando uma unidade configurada. Sendo assim, o ritmo está ligado intimamente à ideia de alternância: alternância de som e silêncio; de graves e agudos; de tônicas e átonas; de longas e breves.

São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

De acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998b), a sonoridade/musicalização possibilita o envolvimento, vivência, experimentação, expressão, imitação, criação e imaginação da criança pequena, inclusive de crianças que apresentam necessidades especiais.

O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o sentimentalismo.

ato de instalar e manusear equipamento de reprodução e difusão de som num local público (destinado a um espetáculo, comício, etc.)

A sororidade é o oposto da rivalidade feminina e visa justamente combater o mito de que mulheres são sempre rivais, estimulando o apoio e a união entre elas.

O ritmo é determinado pela duração das notas musicais e pela duração das pausas (intervalos sem som). Algumas notas, por exemplo, representam 1 tempo, outras somente meio tempo ou 4 tempos, etc. Uma sequência de três notas musicais pode dar origem a diversas composições apenas pela mudança do ritmo.

Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

O ritmo é ditado pela velocidade que as palavras são ditas. Quando desejamos um ritmo mais vibrante, aceleramos a fala; quando queremos acalmar, levar a uma reflexão mais intimista, falamos mais lentamente.

A partir das ideias das crianças, proponha que elas escolham uma canção ou parlenda que gostam e se organizem em duplas, trios ou quartetos, para brincarem fazendo alterações nas palavras a partir da inserção de vogais. Considere filmar essas novidades para compor uma coletânea de brincadeiras cantadas da turma.

  • aliteração.
  • paronomásia.
  • assonância.
  • onomatopeia.

Na concepção de César (2009), os elementos sonoros dividem-se em: palavra, música, efeitos sonoros e silêncio. Já Rodríguez (2006) prefere tratar tais elementos como formas, e os efeitos sonoros como ruído. Estas formas são percebidas pelo indivíduo e categorizadas em sua memória auditiva.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

Com o trabalho, os alunos desenvolvem a percepção auditiva, a imaginação, vivenciam experiências corporais, estimulam a criatividade e a comunicação. A música permite a compreensão sobre a importância da cooperação com o grupo, para que os objetivos propostos sejam alcançados.

É o nome que se dá à repetição, criando um parentesco fônico entre palavras presentes em dois ou mais versos.

Sonoridade na poesia

  1. Investigar as relações entre som e sentido na poesia.
  2. Observar a expressividade das repetições de palavras ou da mesma consoante.
  3. Escrever textos com repetições.