O que e traço falso?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Traço falciforme, ou traço falcêmico, é uma condição em que o indivíduo carrega uma alteração genética para doença falciforme, mas não apresenta sintomas.

O Traço Falciforme é uma característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, que é herdada do pai ou da mãe. Numerosas pessoas no Brasil tem Traço Falciforme. Pelos cálculos, supõe-se que mais de 500.000 pessoas no Estado de São Paulo tem o Traço Falciforme, que não é doença.

A doença falciforme não é contraindicação para gravidez. As pacientes que dese jarem utilizar métodos de contracepção devem ser orientadas pelo ginecologista.

O portador do traço falciforme é sadio e a expectativa de vida geralmente é igual a da população sem o traço.

Como as células em forma de foice são rígidas, elas têm dificuldade para fluir pelos vasos sanguíneos menores (capilares). Isso causa o bloqueio do fluxo sanguíneo e dificulta a chegada do oxigênio aos órgãos, provocando a falta de oxigenação adequada.

A anemia falciforme é causada por hemoglobinas anormais que podem causar obstruções vasculares. Já o traço falciforme não provoca sintomas ou anemia. Não há evidências científicas de que exercícios físicos de alta intensidade causem problemas para os que possuem o traço.

Pacientes com doença falciforme (DF) que serão submetidos a procedimentos anestésicos e cirúrgicos demandam cuidados específicos. Condições comumente associadas a estes procedimentos, como hipóxia, acidose, hipotermia, infecção e hipovolemia, podem ter conseqüências deletérias especialmente graves no paciente com DF.

Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.

Embora não necessitem de acompanhamento rotineiro com hematologista, os portadores do traço falciforme, ou seus familiares, devem ser adequadamente esclarecidos sobre essa condição para que seja realizado o aconselhamento pertinente e esclarecido ao paciente e à sua família a possibilidade ou risco de ter filhos com a ...

O único tratamento capaz de curar a anemia falciforme atualmente é o transplante de medula óssea. Porém, deve ser indicado em casos selecionados e antes de ocorrerem complicações crônicas da doença. Deve ser realizado em centros de referência e com equipe especializada.

Nao! Quem tem traço falcemico nao tem risco de desenvolver anemia falciforme. Pode ter filhos com a doença se o parceiro tiver traço ou a doença.

Neste caso, o exame que detecta a anemia falciforme é a eletroforese de hemoglobina, um exame laboratorial específico, que analisa a presença da hemoglobina S. Quanto antes o diagnóstico for confirmado, melhor.

O traco Falciforme não causa alteração na imunidade e nem anemia.

Um exame de sangue pode mostrar se alguém tem doença falciforme. Todos os bebês recém-nascidos fazem teste do pezinho, para avaliar quanto a doença falciforme antes de sair do hospital. Alguns pais são testados quanto ao gene da célula falciforme antes de engravidar.

O que é traço falcêmico? É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração é não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme.

Não há contraindicação de tatuagem para portadores de Anemia Falciforme. O único incoveniente é a dor que você possa sentir durante o procedimento e isto desencadear um crise de falcização.

Sou portadora de traço de hemoglobina falciforme! Posso ser doadora de sangue? Apesar de vc ter uma vida normal os portadores de hemoglobinopatias não são escolhidos para serem doadores de sangue, mas podem ser doadores de plaquetas por aferese.

Direito à aposentadoria: O portador de doença falciforme que sofre com problemas capazes de impossibilitar o trabalho, normalmente se aposenta por invalidez.

Anemia perniciosa
Nos casos mais graves, pode também haver comprometimento do sistema nervoso. Conheça mais sobre a anemia perniciosa. Como tratar: o tratamento para a anemia perniciosa deve ser orientado pelo médico e normalmente é feito com a aplicação de injeções de vitamina B12 ou uso de suplemento de vitamina B12.

Os alimentos com suplemento de ferro fazem mal aos portadores dessa patologia, pois o ferro se acumula no organismo e não é absorvido pelas células do sangue (hemoglobinas). Uma das funções das hemácias é transportar o sangue para as hemoglobinas.