O que é um centro local?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Centros Locais – cidades que exercem influência restrita aos seus próprios limites territoriais, apresentam fraca centralidade em suas atividades empresariais e de gestão pública, geralmente tendo outros centros urbanos de maior hierarquia como referência para atividades cotidianas de compras e serviços de sua ...

Centro regional: É, geralmente, uma cidade média que exerce influência apenas sobre as cidades que estão à sua volta. Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população necessita, muitas vezes, recorrer às cidades maiores para adquirir bens ou serviços que não são oferecidos ali.

Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população, muitas vezes, recorre aos centros urbanos maiores para ter acesso a bens ou serviços que não são ali oferecidos; Vila: pequeno aglomerado urbano que não foi alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida.

O centro das grandes cidades são, geralmente, a parte mais antiga delas, onde a urbanização e o povoamento se iniciou. Sendo assim, é no centro da cidade que se encontram os prédios mais antigos, a arquitetura de outra época e as memórias mais valiosas de sua cidade.

As chamadas cidades locais são aquelas que possuem grau de influência sobre uma área não muito grande. Caracterizam-se por ter um grau baixo de urbanização, índices populacionais pequenos e ser economicamente dependentes de outras cidades.

Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade.

As cidades de Belém, Goiânia e Campinas são denominadas metrópoles regionais. Foram enquadradas como centros regionais: São Luís, Maceió, Natal, Teresina, João Pessoa, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Cuiabá, Aracaju, Londrina, Santos, Florianópolis e Vitória.

Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.

São eles: metrópoles (grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole), capitais regionais (A, B e C), centros sub-regionais (A e B) e centros de zona (A e B). Por fim, há os centros locais, que são representados pelos restantes dos municípios em que a sua importância não extrapola os limites municipais.

Veja, a seguir, as classificações utilizadas para designar as cidades.

  • Centros regionais ou cidades médias. São cidades com poder de polarização regional. ...
  • Metrópoles regionais. ...
  • Metrópoles nacionais. ...
  • Metrópoles globais. ...
  • Cidades globais. ...
  • Megalópoles.

As metrópoles são cidades que centralizam diversos tipos de indústrias, comércios e serviços, logo, possuem grande influência na hierarquia urbana de uma região geográfica. A cidade de São Paulo é considerada a principal metrópole do Brasil.

A expressão "Centro da cidade" refere-se ao local no qual as trocas comerciais são mais intensas e onde há maior prestação de serviços à sociedade.

Assim, o Brasil elaborou em 1974 uma lei definindo a criação das Regiões Metropolitanas, justamente para sanar tais problemas urbanos. Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém.

O bairro aparece assim como uma região específica no espaço da cidade. Nesta prática do endereçamento já está contida uma distinção entre centro e bairro. Assim o sentido do bairro é o de uma certa região da cidade oposta ao centro.

2) Capitais Regionais: São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com nível inferior às Metrópoles e tendência de alcance menor em termos de região de influência e atratividade para comércio de bens e serviços em comparação com as Metrópoles.

O centro geográfico de uma área da superfície terrestre, seja um continente, país, região, ilha, estado, província, é um conceito de difícil definição, sendo um ponto geográfico de difícil determinação exata. Assim, muitos locais reivindicam essa qualificação nos diversos continentes, países, províncias, estados, etc.

Mas o que são centralidades urbanas? São espaços multifuncionais e autossuficientes que estão localizados em diferentes pontos da cidade e que buscam equilibrar a distribuição de equipamentos, emprego, moradia e reduzir custos de deslocamento.

As cinco maiores metrópoles brasileiras, levando em consideração a hierarquia urbana das cidades brasileiras estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), são:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Brasília;
  • Recife;
  • Belo Horizonte.
Continuar lendo O que é o Centro Local?