O que é um coletor de resíduos não perigosos?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

O(a) coletor(a) de resíduos não perigosos é o profissional que recolhe material de baixo risco, de origem doméstica, urbana ou industrial. Esse profissional utiliza lixeiras, veículos, caçambas e outros meios de locomoção e transporte.

O termo “coletor de resíduo” pode indicar tanto o profissional que realiza a coleta quanto o recipiente onde se armazena o lixo. Os profissionais têm o papel fundamental de retirar o lixo do local onde ele foi produzido e dispô-lo nos caminhões. Entram nessa categoria, também, os catadores de resíduos recicláveis.

Conheça os tipos de coletores de dados e suas finalidades

  • #1. Coletor portátil. Esse tipo de coletor é o mais adotado pelas empresas. ...
  • #2. Coletor veicular. ...
  • #3. Coletor vestível. ...
  • #4. Coletor RFID.

Para um resíduo ser considerado perigoso, esses devem apresentar pelo menos uma das características a seguir: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

Exemplos de resíduos perigosos (Classe I) Inflamáveis - éter etílico, acetona, metanol, benzeno, gases condensados do respiro de reatores, catalisadores usados para refino de petróleo, resíduos de produção de tintas.

resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. resíduos dos serviços públicos de saneamento básico. resíduos industriais.

Resíduos Perigosos (Classe I)
De modo geral, para serem rotulados como perigosos, esses resíduos precisam apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

Classificação dos Resíduos:
a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes.

CINZA – Lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível; BRANCO – Resíduos de hospitais e serviço de saúde; LARANJA – Resíduos perigosos; ROXO – Lixo radioativo.

Existem três modos de captação de resíduos sólidos, são eles: coleta comum, coleta seletiva e a coleta informal. A coleta comum é a que recolhe todos os resíduos orgânicos e inorgânicos de pequeno tamanho diretamente de seus geradores. Após a coleta é feita destinação estipulada pelos órgãos públicos regionais.

Realiza a coleta de resíduos de residências, hospitais e empresas, limpa e conserva áreas.

Diferente do que as pessoas pensam, existe sim diferença entre coletor, gari, e lixeiro. O coletor cuida da coleta do lixo doméstico. O gari cuida da limpeza e retirada de lixo das vias públicas. E o lixeiro é quem busca no lixo objetos e materiais que possa reciclar ou reutilizar.

A categoria comemora hoje (21) o Dia do Coletor, que é o profissional que recolhe o lixo das residências e o coloca no caminhão de coleta. O termo correto é coletor, que na verdade integra a categoria dos garis, que inclui os varredores, limpadores de bueiros e rios e ainda aqueles que podam galhos e árvores.

Lixeiro, não. Coletor de lixo! — Português (Brasil)

É considerado resíduo perigoso qualquer material composto por substâncias físico-químicas ou toxicológicas que representem risco à saúde dos seres vivos. Ou seja, produtos corrosivos, tóxicos, inflamáveis, reativos e patogênicos.

Matérias orgânicas da indústria alimentícia, fibras de vidro e gessos são exemplos de resíduos Classe II A. Classe II B (inertes): Este é o grupo de resíduos que apresentam uma baixa capacidade de reação, podendo ser reciclados ou destinados para aterros sanitários de maneira segura.