Quais chás são perigosos?

Perguntado por: esales . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

Uma pesquisa publicada no British Journal of Clinical Pharmacology descobriu que chá verde, chá de camomila, ginkgo biloba, ginseng, erva-de-São-João e outras plantas com efeitos fitoterápicos podem interagir com medicamentos e causar uma série de prejuízos para a saúde.

A camomila, por exemplo, que é conhecida por acalmar a mente, quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde, podendo causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do de capim-limão, também geram azia quando consumidos em excesso.

Chá de cardo-mariano
Conhecido cientificamente como Silybum marianum, o chá de cardo mariano estimula a regeneração das células do fígado, ajudando a reduzir a gordura no fígado e tratar doenças hepáticas.

espirradeira

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

Chá para o coração acelerado: passiflora
A passiflora, também conhecida como flor de maracujá, é uma planta medicinal com propriedades calmantes e soníferas. A planta é recomendada para pessoas ansiosas e estressadas, pois ajuda a relaxar os músculos, provocando uma sensação prolongada de bem-estar.

O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.

1º lugar: China
A China produz alguns dos melhores chás do mundo, como o raro, delicioso e imponente chá amarelo de Huangshan, na província de Anhui; o chá branco Bai Mu Dan de Fujian, um dos mais famosos e, em algumas regiões, um dos mais consumidos; e o chá escuro Pu-erh de Yunnan, um dos mais nobres dos dark teas.

Pode misturar vários tipos de chá? A resposta é sim, mas o ideal é que um blend de chá não seja feito sem o aval de um especialista. Isso porque existem interações de algumas ervas que podem causar danos nos rins, hemorragia, sensações de náusea, dor muscular ou até mesmo convulsões.

Uma pesquisa afirmou que a interação de algumas ervas com efeitos fitoterápicos, como o chá verde, chá de camomila e erva-de-São-João, podem causar danos nos rins, hemorragia, náusea, vômito, diarreia, problemas de saúde mental, convulsão e dor muscular.

6 Chás para Você Dormir Melhor

  • Camomila. Durante anos, o chá de camomila foi usado como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar a insônia. ...
  • Raiz valeriana. ...
  • Lavanda. ...
  • Erva-cidreira. ...
  • Passiflora. ...
  • Casca de magnólia.

Quais são os chás para dormir?

  • Camomila. Começamos essa lista com o clássico chá de camomila, super indicado por qualquer pessoa para quem precisa se acalmar. ...
  • Erva-cidreira. A erva-cidreira é tão famosa quanto a camomila. ...
  • Valeriana. ...
  • Chá verde. ...
  • Lavanda. ...
  • Magnólia. ...
  • Passiflora.

Tomar chá em excesso pode ser perigoso
Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.