Quais os tipos de sinais na pele perigosos?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Você saberia identificar sinais de perigo na sua pele?

  • A - Assimetria. Assimétrico: maligno. ...
  • B - Borda. Borda irregular: maligno. ...
  • C - Cor. Dois tons ou mais: maligno. ...
  • D - Dimensão. Superior a 6 mm: provavelmente maligno. ...
  • E - Evolução. Cresce e muda de cor: provavelmente maligno. ...
  • Veja também: Vem chegando o verão...

“As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

Uma das formas de identificar as manchas em decorrência do câncer de pele do tipo melanoma está na regra internacional do “ABCDE”: Assimetria – uma parte da mancha é diferente da outra; Bordas irregulares – contorno mal-definido; Cor variável – apresenta cores diversas na mesma lesão (branca, avermelhada, preta, azul);

Manchas roxas no corpo: alerta
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

Bordas irregulares: contorno mal definido; Cor variável: a mesma pinta/mancha/ferida apresenta mais de uma cor, que pode ser branca, avermelhada, preta, marrom ou azul; Diâmetro: lesão maior do que seis milímetros; Evolução: presença de alterações de cor, forma e tamanho.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Pintas com mais de cinco milímetros devem ser levadas à atenção de um especialista; E: evolução. Pintas saudáveis permanecem com o mesmo aspecto; assim, qualquer alteração no tamanho e na textura deve ser avaliada.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais perigoso, por apresentar maior capacidade de metastização, espalhando-se com facilidade pelas veias sanguíneas e linfáticas presentes na derme a outras partes do corpo, segundo dados divulgados na página online da rede de hospitais privados CUF.

Sinais na pele: 6 tipos para ficar atento e procurar um dermatologista

  • Lesões na pele que sangram. ...
  • Alterações nas pintas da pele. ...
  • Manchas de sol na pele. ...
  • Alterações nas unhas. ...
  • Manchas brancas na pele. ...
  • Manchas amareladas na pele.

Sinais e Sintomas do Câncer de Pele Melanoma

  1. Assimetria. A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
  2. Borda. As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  3. Cor. É muitas vezes desigual. ...
  4. Diâmetro. O diâmetro maior que 6 mm.
  5. Evolução. A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor ou aparência.

O que caracteriza um sinal normal
É plano ou ligeiramente elevado e de forma oval ou redonda. Geralmente, a dimensão não ultrapassa os seis milímetros de diâmetro.

O melanoma é um câncer que se origina nos melanócitos. Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.

Pintas benignas têm, em geral, bordas com limites bem definidos e contínuos. Por outro lado, as pintas ou manchas malignas apresentam bordas irregulares, com pontas e curvas, dentadas, chanfradas ou com sulcos.

As “manchas senis”, aquelas que aparecem normalmente em pessoas com idade acima de 40 anos, são causadas pelo excesso de exposição ao sol. Essas lesões têm coloração castanha e marrom, de tamanhos pequenos e médios, e surgem em áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, mãos, braços e colo.

Os sintomas do melanoma metastático variam de acordo com o local em que acontece a metástase, podendo ser:

  1. Fadiga;
  2. Dificuldade respiratória;
  3. Perda de peso sem causa aparente;
  4. Tonturas;
  5. Perda de apetite;
  6. Aumento dos linfonodos;
  7. Dor nos ossos.

Pinta x câncer da pele: como diferenciar um sinal saudável de um melanoma. As pintas saudáveis são simétricas, regulares, de uma única cor, não aumenta de diâmetro e nem de tamanho.